SUP Saúde

5 dicas antes de cada sessão de treino

Por Dani Paiva: No corre-corre do dia-a-dia muitos esportistas começam suas rotinas de treinamento sem um preparo específico. Isso acontece nos esportistas e praticantes de SUP, ciclismo, corrida, entre tantos outros esportes praticados ao ar livre. Claro que se preparar para começar o treinamento, às vezes, é um passo difícil, principalmente no inverno, mas prestar atenção em pequenas chaves de preparação específica antes das sessões de treino pode significar a diferença entre obter a resposta de treinamento que você quer e, possivelmente, começar a dar passos para trás.

Seguindo a ordem abaixo, esta é uma sugestão do que cada atleta/esportista deveria fazer antes dos treinamentos para potencializar as sessões de treino.

1. Limpe a sua mente

Todos esportistas e atletas têm stress em suas rotinas diárias e que nada tem a ver com exercícios e sessões de treinamentos. Em vez disto, eles tem suas vidas, trabalho, família e outros stresses, tudo que pode tirar a qualidade das sessões. Se um atleta vem para a sessão de treino focado no negativo, vai ser difícil finalizar em coisas positivas.

É comum vermos um número de praticantes começarem bem suas sessões e não terminá-las por conta de estarem muito distraídos com algum problema pessoal. Ás vezes, vejo alunos utilizarem o treino para soltar sua agressividade, e o foco deve ser exatamente o contrário.
Antes de iniciar a atividade, respire fundo e relaxe! Limpe a sua mente e foque 100% da sua capacidade no treinamento a seguir!! Você obterá mais qualidade no exercício e melhores resultados.

2. Determine um propósito para seu treino

Cada sessão de treino deve servir para 2 propósitos simples: adaptação específica fisiológica no objetivo e desenvolvimento de habilidades mentais para execução da meta. Procure ter um objetivo a alcançar!!!

Contrate um profissional capaz de ajudá-lo a alcançar seus objetivos, onde o treinamento respeite uma periodização. Busque amigos e companheiros de treino com as mesmas compatibilidades físicas, onde um puxa o ritmo do outro e vice-versa.

Chamar alguém para treinar que não acompanha seu ritmo pode comprometer seu objetivo ao final do treino.

3. Gerencie seu tempo

Todo praticante ou esportista em algum momento encurtam a sessão de treino por causa de outras demandas do dia-a-dia, seja para uma reunião, algum distração simples ou compromisso com alguém da sua família.
Isto vai acontecer fatalmente em algum momento ou outro da sua vida. Entretanto, se você der continuidade em encurtar seus treinos, fatalmente você terá queda de rendimento.
Quando você está apressado para terminar uma sessão, tomar atalhos no aquecimento, esfriar ou mesmo na parte principal da atividade significa uma redução na qualidade do treino. Estar preparado e com tempo suficiente para completar toda a sessão ou a realização de ajustes em seu dia-a vai maximizar a sessão e será fundamental para o sucesso. É a grande habilidade de gerenciamento de tempo.

4. Alimentação e Hidratação

Lembre-se, você é aquilo que come!!
Cuidar da alimentação, antes, durante e após uma sessão de treino intenso é muito importante, um nutricionista pode lhe ajudar bastante, preste atenção na quantidade de carboidratos que você deve consumir durante a prova, procure o que se adapta melhor, ele é a fonte preferida de energia do nosso corpo e manter esta fonte disponível é fundamental para uma boa performance durante toda prova.

[textmarker color=”FF7F00″]Dica :[/textmarker] 1 grama de carboidrato por kilo corporal para cada uma hora de exercício, isto é, um atleta de 70kg deve consumir em média 70gr de carboidratos por hora de exercício.
Qualquer grau de desidratação é capaz de promover queda no desempenho de qualquer pessoa.
Uma boa hidratação permite uma menor elevação da frequência cardíaca e da temperatura corporal, melhor dissipação do calor e, por conseguinte, manutenção do desempenho.
Tem um ditado que diz, ” Pela sede, aprende-se a água !!

5. Ativação

Grande parte dos profissionais de preparação física já desenvolvem seus trabalhos utilizando a ART (Active Release Technique), muito conhecida como ativação e liberação miofascial.
Tal terapia é de fundamental importância na preparação e recuperação de atletas e praticantes de diversos esportes, pois altera a qualidade das fibras musculares preparando melhor o músculo antes da prática de esportes.
Técnicas ou trabalho de soltura muscular é o estímulo aplicado nos músculos afim de causar uma reação química muscular com o objetivo de prevenir e tratar lesões.

Utilize essas cinco chaves momentos antes das suas sessões de treinos para percorrer bons caminhos que vão auxiliar na sua performance. Utilize e sinta os benefícios !!

Créditos da matéria: SUPorte – Educação, Treinamento, Consultoria e Assessoria Esportiva.

Aulas: (11) 98916 6393
Vendas de Materiais: (11) 97069 2280
E-mail: contato@suporte.eco.br

Paddles

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo