prancha de sup

Prancha de Sup – O que saber antes de comprar a sua

O Stand Up Paddle é acima de tudo um esporte divertido do qual qualquer um pode desfrutar. Mas para isso, é preciso saber tudo sobre seu equipamento e a prancha de sup que irá escolher.

Conheça mais sobre a prancha de sup ideal para os seus objetivos dentro do esporte.

Você não precisa ser um esportista, sufista ou remador experiente para remar tranquilamente em um lago, pegar ondas pequenas ou até mesmo fazer simples exercícios na água – o importante é que você tenha o equipamento certo para isso.

Para encontrar a prancha de sup certa para você, você precisará considerar diversos fatores e aprender como cada um deles pode afetar o desempenho da prancha enquanto ela estiver na água.

O que é preciso saber antes de comprar a sua prancha de sup?

Seja qual for a modalidade do Stand Up Paddle na qual você queira se envolver, seja por lazer, em corredeiras, em corridas de sup race, saiba que existe um equipamento correto para cada opção.

Largura da prancha

A largura desempenha um grande papel na maneira como sua prancha se comportará na água.

Uma das principais coisas que você precisa considerar é se você precisa de uma prancha mais larga ou estreita.

Entender o que torna cada tipo melhor em algumas atividades do que em outras o ajudará na hora da escolha.

Pranchas mais largar. São manobráveis e com ótima estabilidade, ideal para remadores iniciantes. Você deve apostar nesse modelo se estiver fazendo as seguintes atividades:

  • SUP yoga
  • Surf
  • Sup surf por lazer
  • Sup surf em águas bravas

Se você está procurando uma boa prancha para corrida, certifique-se de encontrar modelos de sup race, geralmente mais estreitas, proporcionando mais velocidade.

Seu corpo se parece com o de um caiaque ou uma canoa e com um bico pontudo.

Isso permite que a prancha corte a água com mais facilidade e se mova suavemente – em comparação com modelos mais largos.

Apesar de serem um pouco mais difíceis de manobrar, esse modelos possuem alto desempenho em deslocamento e diminui a fadiga do remo. Essas pranchas são ideias para:

  • Corridas
  • Travessias
  • Média e longas distâncias para lazer

Prancha de Sup rígida x inflável

Você provavelmente já viu algumas pessoas usando pranchas infláveis ​​de stand up paddle ou de sup surf na água e pensou: “Por que alguém iria querer investir em uma prancha rígida?”.

Ainda que pranchas de sup infláveis ​​sejam mais portáteis e geralmente mais baratas, mais leves e fáceis de transportar e armazenar, elas tem suas desvantagens.

Pranchas infláveis ​​não funcionam tão bem quanto as sólidas. Pranchas sólidas deslizam mais rápido e suavemente na água – e com menos esforço em comparação com as insufláveis.

Se você estiver procurando por uma prancha de sup para corridas, uma prancha inflável provavelmente não será ideal.

Pranchas sólidas também oferecem mais estabilidade na água, o que você precisará se estiver praticando em meio a ondas.

Dada a existência de formas e tamanhos específicos, também é mais fácil encontrar a prancha sólida perfeita para cada remador.

Volume e capacidade de peso

Outros fatores importantes que afetam o desempenho de uma prancha são o quão bem ela funciona para o tamanho e o peso do remador.

É por isso que os remadores não podem usar qualquer prancha sem primeiro considerar sua capacidade de volume e peso.

O objetivo é escolher uma prancha que se desloque na água de forma suficiente para o seu peso, ou então sua prancha não ficará estável e não será capaz de suportá-lo tão bem quanto deveria.

Isso, claro, tem muito a ver com o tamanho da sua prancha. Mas primeiro, vamos entender como o volume de uma prancha determina seu desempenho.

Volume

O volume de uma prancha de Sup é expresso em litros ou polegadas cúbicas. A regra geral é: quanto maior o volume da prancha, mais peso ela pode suportar.

Capacidade de peso

A capacidade máxima de peso de uma prancha de sup é listada em libras ou quilogramas.

Como mencionado anteriormente, é importante conhecer a capacidade de peso para que você saiba se ela pode ou não suportar seu peso e se vai se mover o suficiente na água para permitir uma remada eficiente.

A capacidade de peso deve incluir o peso de tudo o que estará sob a prancha, portanto, adicione a ela o peso total do equipamento, inclusive o que você levará com você para a água.

Felizmente para todos os remadores, os fabricantes e varejistas geralmente listam a capacidade de peso máximo para você escolher o volume certo para você.

Dimensões

Conforme visto, o comprimento, a largura e a espessura de uma prancha de sup determinam seu volume e capacidade de peso.

Os fabricantes misturam e combinam isso para obter o volume perfeito que suportará uma determinada capacidade de peso e atingirá características específicas de desempenho.

Comprimento

O comprimento de uma prancha de sup afeta o modo como a prancha lida com a água.

Geralmente, há três categorias para o comprimento de uma prancha: curta, média e longa.

Veja como esses três comprimentos se comparam em termos de tamanho e uso:

Pranchas Curtas

  • Geralmente abaixo de 10 pés de comprimento
  • Ótima para surf e para crianças
  • Mais manobrável que pranchas mais longas
  • Ótimo para ondas

Pranchas Médias

  • Geralmente de 10 a 12 pés de comprimento
  • Ideal para uso geral (perfeito para iniciantes)

Pranchas Longas

  • Geralmente de 12 pés, 16 polegadas ou acima
  • Para remar rápido e percorrer longas distâncias

Não se esqueça de considerar o transporte no seu carro e capacidade de armazenamento de sua casa, bem como a sua caminhada para a praia, antes de decidir obter uma prancha mais longa.

Largura

Outro fator que determina como uma prancha atua é sua largura. Lembre-se, quanto mais larga for a prancha, mais estável – e mais lenta – ela será na água.

Se ela não for ideal para você, será mais difícil remar com ela. Isso geralmente acontece quando você aluga pela primeira vez e o instrutor não considera esses fatores.

As larguras variam de 25 a 36 polegadas. Saiba mais sobre todos esses pontos antes de comprar prancha de stand up.

Espaço de armazenamento

Para travessias logas você irá levar mais objetos, incluindo itens de necessidades básicas, como comida, água, boné e etc. Isso faz com que uma prancha maior ofereça mais espaço de armazenamento.

Mas se estiver em uma corrida de sup race, você vai querer uma prancha mais estreita e que permita alcançar mais velocidade e melhores formas de manobrar.

Construção

É invariável: quanto maior você for, maior deverá ser a sua prancha para facilitar o seu equilíbrio.

Você também pode querer escolher uma prancha mais larga (com cerca de 31 polegadas de largura ou mais) nesse caso.

Nível de habilidade

Os remadores mais experientes aprenderam a se sentir confortáveis ​​com pranchas mais estreitas, especialmente porque elas lhes oferecem a velocidade que precisam.

Mas se você está buscando por uma prancha stand up para iniciantes, provavelmente vai querer contar com uma prancha mais larga e que o ajude a se sentir mais estável na água.

Espessura

Depois saber como comprar prancha de stand up com o comprimento e a largura perfeitos para suas necessidades, você também precisará considerar a sua espessura.

Assim como o comprimento e a largura, a espessura também afeta o volume e a capacidade de peso da sua prancha.

Se você precisar de um volume maior, busque por uma prancha de sup mais espessa. Mas se você quiser manter o volume da prancha como está, escolha a prancha mais fina.

Uma vez que se pôde concluir que as pranchas sólidas são as melhores opções a se buscar na hora de comprar prancha stand up, também se mostra interessante conhecer as configurações usuais que os remadores usam para adquiri-las:

Remo da prancha de sup

O remo – também chamado de paddle – é a segunda peça mais importante do equipamento – além da sua prancha de sup.

Você também precisará escolher seu remo cuidadosamente em termos de tamanho para obter a máxima eficiência possível.

Ele deve alcançar seu pulso quando você o segurar no chão à sua frente e enquanto levanta o seu braço acima da cabeça.

Agora que já discutimos como você pode escolher a melhor prancha stand up para iniciantes e o tipo de atividades de remo que você pode desejar fazer, confira dicas e tipos de pranchas para aproveitar ao máximo seus benefícios.

Aproveitando a diversão do esporte junto à sua prancha de sup

À medida que o Stand Up Paddle se torna mais popular, os níveis de habilidade aumentam e os estilos de prancha de sup se tornam mais diversificados.

Seja correndo ou apenas surfando por lazer, fazendo cruising ou apostando em um river, competindo ou explorando, até mesmo as mais sutis diferenças entre equipamentos podem ter um efeito profundo na sua prática.

As medidas para o comprimento e a largura das pranchas geralmente são em pés (pés) e polegadas (”).

Esses elementos podem ser diferentes para cada prancha individual e, portanto, algumas pranchas serão melhores em certas condições do que outras.

Aqui, o importante é reunir o maior número de dicas possíveis e encontrar a prancha de sup perfeita para você, fazendo com que sua prática se torne o mais otimizada possível ao longo do tempo.

Tipos de pranchas de sup

As pranchas de sup mais populares e acessíveis atualmente no mercado são as pranchas híbridas.

Se você está apenas começando a praticar esse esporte aquático e ainda está explorando as muitas possibilidades que o sup tem para oferecer, então esta é uma aposta certa.

Prancha de sup para corrida – Sup Race

Se competir ou remar o mais rápido possível de um ponto a outro é a sua ideia de diversão, então uma prancha de corrida dedicada é o que você precisa.

As pranchas sup de race podem ser divididas em pranchas de estilo flatwater e downwind.

A maioria das disponíveis no mercado cortam águas calmas ou agitadas com mais facilidade e oferecem um excelente deslize para o usuário, sendo extremamente versáteis.

É importante lembrar que pranchas de SUP para condições calmas podem ser mais estreitas, o que torna-as muito rápidas, mas possivelmente muito finas e instáveis ​​para um remador iniciante.

Portanto, os fabricantes costumam fornecer o mesmo modelo em larguras diferentes, tornando a prancha mais estável para remadores que não se preocupam muito com velocidade versus estabilidade.

Pranchas de Sup Allround

Se ser capaz de remar em um rio e depois pegar algumas ondas é o que procura, então a opção allround é feita para você.

Elas oferecem um tradicional corpo plano – no estilo de uma prancha de surf e possuem de 10′ a 12′ de comprimento e de 29″ a 36″ de largura.

Estas pranchas foram projetadas para fornecer bastante deslizamento, mas ainda serem facilmente manobráveis nas ondas, devido ao seu comprimento.

A largura extra torna-as geralmente mais fáceis de remar do que outras pranchas. Elas são ótimas para quem busca uma prancha stand up para iniciantes.

Pranchas de sup Flat Water

Este é o tipo mais fácil de se usar e amplamente adotado em todo o mundo. Ela pode ser usada em qualquer lugar onde haja água e em todos os níveis de experiência.

A “prancha de águas planas” é a melhor maneira de começar a praticar o Stand Paddle.

Elas são tipicamente mais longas que as pranchas de maior velocidade, e geralmente têm uma área de bico que é mais pontiaguda e em forma de V na parte inferior – para ajudar a prancha a cortar a água suavemente, aumentar o planeio e ajudar na direção.

Seu tamanho médio é 11′ – 14′ e sua largura média é 25″ – 32″. Essas pranchas são projetadas para serem fáceis de remar em todas as condições climáticas e possuem um bom deslizamento para uma jornada de longa distância.

Prancha de Sup Surf

As pranchas de surf são feitas em todas as formas e tamanhos para combinar com a capacidade e o peso do praticante do esporte.

Seu tamanho médio é de 7′ – 10’5 “e sua largura média é de 28″ – 32”. Quanto menor a prancha, mais manobrável será a onda, mas também mais instável!

Por isso, é importante escolher a prancha correta e o seu tamanho ideal, dependendo da sua experiência com o surf e com o Sup.

Essas pranchas podem ser construídas a partir de fibras de vidro, fibras de carbono e kevlar.

Pranchas infláveis ​​também pode ser boas para o surf e são uma ótima opção se você acabou de aprender a levantar-se no stand up paddle.

Prancha de sup híbrida

Também chamados de paddleboards híbridos, elas podem ser usadas ​​como um caiaque – e você pode ficar de pé sobre elas.

Sua versatilidade permite que você vá com calma, pesque ou pratique o sup surf.

Independentemente de você optar por uma prancha de sup nova ou usada, verifique sempre se existem rachaduras nela.

Ao adquirir pranchas usadas, procure por sinais de exposição ao sol. Além disso, verifique se há rachaduras ou pinos soltos e repare-os. Isso pode fazer com que a água penetre na prancha, o que a tornará pesada e lenta.

Conhecendo mais sobre as pranchas de sup e tendo todas as opções em mãos, confira, finalmente, dicas para aproveitar ao máximo sua prática!

Dicas para encontrar a melhor prancha de sup para você

1-) Decida que tipo de stand up paddler (que tipo de praticante ou remador) você é

Isso determinará que tipo de remo e prancha de sup você precisa!

Para corridas, você vai querer usar uma pá leve e rígida para obter potência máxima – com esforço mínimo. Para surfar, você vai querer um eixo flexível que seja mais durável contra o impacto.

Ao excursionar e explorar, os remos são melhores quando há rigidez média e o usuário pode ajustar o comprimento dependendo da velocidade e das condições.

2-) Um remo de boa qualidade é um investimento atemporal e geralmente exige que você desembolse um pouco mais

Muitas vezes, novos remadores começam a praticar com o remo mais barato do mercado.

Uma vez que você percebe que um remo é um investimento razoavelmente atemporal, geralmente se torna mais gratificante adquirir o seu.

3-) Conheça os tipos de materiais usados no seu remo

Os remos de desempenho mais alto geralmente têm carbono em sua construção – uma substituição mais forte e mais sofisticada para o vidro pesado – o que lhes permite ser mais leves em comparação com outros materiais.

Além disso:

  • Os remos de peso mais leve resultam em menos fadiga ao longo do tempo.
  • Os remos de alto desempenho têm melhor reflexo, permitindo mais eficiência e menos energia perdida. Você aprenderá a apreciar isso depois de um longo dia de sup surf ou race.

Os principais materiais utilizados:

Alumínio – É forte, resistente e durável, mas também mais pesado.

Fibra de vidro – oferece uma ótima combinação de peso razoável, flexibilidade suave a moderada e grande durabilidade.

Carbono – Pode variar muito entre modelos. O conteúdo do carbono é medido em porcentagem.

  • Um “Carbono 50” terá uma relação de 50% de carbono / 50% de vidro.
  • Um Carbono 80 consistirá em 80% de carbono / 20% de vidro.
  • Em suma, quanto mais alto for o conteúdo de carbono, geralmente melhor será.

Agora que você sabe tudo sobre os principais elementos e equipamentos necessários para começar a praticar o stand up paddle, conheça mais sobre esse lifestyle através da Paddles Clothing & Co.

O Paddles Clothing & Co é o primeiro site de Paddle Wear do Brasil, permitindo que homens e mulheres interessados nesse esporte aquático mergulhem de cabeça nele.

Oferecendo tanto peças de vestuário, quanto acessórios e decorações, você aproveita o conhecimento sobre o assunto da Paddles para entender ainda mais sobre essa interessante prática e para realmente viver o lifestyle envolvido nela.

Sabendo tudo sobre sua prancha de sup, você estará mais do que pronto para dar os primeiros passos em direção a uma prática esportiva capaz de afetar positivamente o seu corpo e a sua mente.

Conte com a Paddles para chegar ainda mais longe!Voltar

Comentário

Comentário

Share

A Paddles é a primeira paddlewear do mercado. Uma marca criada para remadores e apaixonados pelo mar.Visite paddles.com.br e conheça.