Especial

10 Motivos Para Começar A Praticar Stand Up Paddle

Se você deseja saber os motivos para praticar SUP – Stand Up Paddle, tenho aqui nesse post 10 deles que irão fazer você começar hoje mesmo.

Boa leitura!

O que é o SUP – Stand Up Paddle?

O SUP (Stand Up Paddle) é um esporte aquático derivado do surf e pode ser praticado no mar, rios e lagos, por qualquer pessoa e de qualquer idade.

Além disso, mesmo sendo um esporte que surgiu a mais de décadas, ele continua sendo uma atividade moderna e vem sendo cada dia mais notado pelas pessoas, pois, é fácil e legal de praticar.

10 motivos para praticar SUP – Stand Up Paddle

motivos para praticar sup

  1. Oferece um treino para o corpo inteiro:

Em razão do movimento da água, você vai precisar utilizar a força do seu corpo, inclusive do abdômen para poder se equilibrar na prancha sem cair.

Assim, no decorrer dos dias e da prática, você vai passar a notar o tanquinho que você não sabia que poderia ter.

Além disso, por precisar utilizar o equilíbrio, as suas pernas também irão se tornar mais tonificadas.

Por fim, a prática também movimenta a parte superior do corpo, já que será necessário fazer força no braço para remar na água.

Portanto, os seus ombros e também os músculos das costas irão se fortalecer, exercitando a parte superior, assim quanto a inferior.

  1. Motivos para praticar SUP – Reduz o estresse:

Um dos pontos altos desse esporte é que ele não traz benefícios somente para o corpo, o SUP consegue melhorar também a saúde mental.

Isso acontece porque todas as atividades físicas que ele exige que você faça ajuda o corpo a liberar endorfinas, que são aqueles hormônios que aumentam a sensação de:

  • Relaxamento;
  • Felicidade;
  • Bem-estar.

Além disso, ao estar rodeado pela água, de maneira segura, claro, o esporte te ajuda a liberar o estresse que está acumulado durante o dia e criar uma sensação de calma.

  1. Alivia as dores articulares:

Mesmo que a primeira vista o SUP parece ser um exercício complicado, o Stand Up Paddle é bem simples e não provoca nenhum tipo de impacto violento as articulações.

Portanto, fique tranquilo, pois, não irá provocar nenhum problema nos ligamentos, tendões e articulações.

Além disso, como mencionei anteriormente, o SUP auxilia diretamente na perda de peso, além de reduzir a pressão sobre as articulações, aliviando dores em locais mais problemáticos.

  1. Motivos para praticar SUP – Ele é bom para todas as idades:

Mesmo que esse seja um esporte que na maioria das vezes se vê, homens praticando, ele é muito práticado por mulheres, crianças e idosos.

Inclusive, as mulheres e as crianças têm uma facilidade maior nessa atividade.

Ainda não se sabe muito bem a razão, mas, acredita-se que o peso pode acabar interferindo na hora do aprendizado inicial, mas, esse não é um fator primordial para praticar.

Entretanto, o mais importante é que qualquer pessoa consegue praticar, já que o ponto principal é se equilibrar em cima da prancha.

Assim, alguns podem levar mais tempo e outros menos, mas normalmente, não demora muito.

  1. Existem variações para atender diferentes gostos:

Certamente um dos motivos para praticar SUP é que ele não tem somente um modelo de prática como, por exemplo, existe também o SUP Yoga.

Cada modelo vem com um conjunto de práticas específicas, assim, você pode ir variando conforme vai aprendendo, até dominar todas as técnicas.

O legal é que os fabricantes de pranchas já notaram que as outras forças de fazer SUP estão crescendo e por essa razão, eles passaram a desenvolver pranchas específicas para diferentes modalidades.

Assim, você vai notar que as pranchas de SUP Yoga irá exigir de você mais estabilidade, então, elas serão maiores que outros tipos de pranchas.

Portanto, o ideal é que você mude a prancha de acordo com o modo que irá seguir.

Aqui no site temos um conteúdo onde falamos em detalhes sobre os tipos de pranchas para cada modalidade, clique e conheça um pouco mais sobre o tema para escolher a prancha correta.

  1. Motivos para praticar SUP – É um esporte incrível:

O Stand Up Paddle é um daqueles esportes perfeitos para quem adora atividade física e esporte ao mesmo tempo.

A partir do SUP você irá se divertir, estimulará o aprendizado, equilíbrio, melhorar a saúde mental e física e tudo dentro da água.

Ou seja, tudo o que você deseja em um esporte será possível encontrar aqui.

  1. Pode ser feito sozinho ou com amigos:

Se você deseja fugir da agitação que a vida em grandes metropóles acaba gerando, você pode dar um passeio sozinho por um cenário natural paradisíaco, pois, certamente irá ajudar e muito.

Por ter um impacto muito baixo e com um nível de lesão quase nulo, essa atividade se torna segura para fazer sozinha.

Nesse caso, o ideal é sempre remar com um colete de salvas-vidas e se certificar de avisar alguém quando estiver saindo para praticar o esporte.

Mas, se você não quer praticar o SUP sozinho, essa pode ser uma ótima maneira de você se divertir e passar um tempo com a família ou os amigos.

Além disso, essa pode ser uma ótima maneira de os casais passarem tempos juntos, longe da rotina e da loucura que a vida cotidiano acaba proporcionando.

  1. Você pode praticar no mundo inteiro:

O Brasil é certamente um dos melhores lugares do mundo para praticar o SUP, afinal de contas, as praias paradisíacas deixam a atividade ainda melhor.

Mas, você não precisa fazer o Stand Up Paddle somente no Brasil. Na verdade, ele é famoso no mundo inteiro.

A Irlanda, por exemplo, recebe muitas pessoas que desejam praticar SUP Cruising, onde inclusive rola até excursões para acessar os animais marítimos, como os golfinhos.

Não podemos nos esquecer da Austrália, Itália, Espanha e as ilhas que rodeiam toda a Europa e pode proporcionar uma experiência diferente até mesmo aos mais experientes em SUP.

  1. É uma atividade que você pode utilizar o seu lado competitivo:

Chegando no final da nossa lista, não seria possível deixar de mencionar o lado competitivo como um dos motivos para praticar SUP.

As corridas acontecem todos os anos e no mundo inteiro.

Os tipos são diversos e incluem:

  • Sup Race – Corrida em Rio;
  • Competições de surf SUP;
  • Sup Downwind – Corridas a favor do vento;
  • Sprints.

Todos eles com diferentes modelos de pranchas, idades e níveis de habilidades também.

Ou seja, todo mundo pode competir, pois, as competições estão disponíveis para todos os níveis de conhecimento, desde o iniciante até o mais experiente.

Um dos eventos mais famosos e que levam muitos participantes a viajarem é o Sup Word Challenge.

  1. Motivos para praticar SUP – Tentar algo novo tem seus méritos:

É possível falar muito mais motivos para começar a praticar SUP, mas se você está procurando um pouco de aventura, ou se você está procurando sair da sua zona de conforto, compre ou alugue uma prancha de Stand Up Paddle, vá até à praia ou lago mais próximo e pratique.

 

Gostou dos motivos para começar a praticar SUP? Confira outros conteúdos e conheça a Paddles – lifestyle and culture. A primeira marca criada para amantes do mar e apaixonados pelo remohttps://www.paddles.com.br/

Paddles

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo