oc1 canoa havaiana

OC1 – Canoa Havaiana para quem quer remar sozinho

A canoa Havaiana foi criada e popularizada a partir do triângulo polinésio. Você também pode encontrar os termos Canoa Polinésia e Va’a, Wa’a ou Outrigger para se referir a mesma embarcação. Mas o que muita gente não sabe é que ela possui diferentes modelos, sendo a canoa havaiana OC1 uma das mais comuns.

A numeração refere-se à quantidade de remadores que podem adentrar. Nesse caso, estamos falando de um modelo individual, que deve ser conduzido por um único participante.

Como o condutor da OC1 não possui um parceiro, ele consegue conduzir o leme através de um dispositivo em seus pés.

Ela permite um excelente controle, e também é uma oportunidade única para desenvolver suas habilidades de remada e entrar em contato consigo e com a natureza.

Vamos falar um pouco mais sobre essa canoa, e entender porque praticar o esporte sozinho pode ser uma ótima ideia para quem quer se aperfeiçoar e descobrir novas possibilidades.

Canoa Havaiana OC1 – remar sozinho pode ser incrível!

É inegável que a canoa havaiana no modelo OC6, que comporta 6 remadores, é uma das mais vendidas e mais procuradas pelos praticantes.

Mas, apesar de ser muito legal remar na companhia de uma equipe, fazer isso sozinho pode ser desafiador e realmente engrandecedor.

Esse modelo de canoa consegue alcançar uma ótima velocidade, e a sua altura é bem baixa, o que permite que o remador observe os movimentos do remo com maior precisão.

É uma ótima oportunidade para afinar a sua remada, corrigindo qualquer problema.

Saiba nadar

Já falamos disso em outros momentos, mas é essencial reforçar que para usar uma canoa OC1 você precisa saber nadar!

Isso porque ela é muito leve e instável, e pode virar diante de uma onda ou uma rajada de vento mais severa.

Outra coisa importantíssima é que o praticante treine muito o “huli”, que é a atividade de virar e desvirar a canoa.

Na verdade, alguns especialistas indicam que os novos remadores testem a sua capacidade de desvirar uma canoa todos os dias antes de entrar em alto mar.

Alcançando grandes distâncias – até onde posso ir com uma OC1?

A canoa OC1, assim como todas as outras de origem polinésia – foi criada inicialmente para permitir que os antigos povos conseguissem sair em expedições.

Então sim, ela pode alcançar grandes distâncias!

Remadas longas com uma OC1, no entanto, exigem experiência e cuidados.

Você deve investir em material de qualidade, roupas boas, e saber exatamente o que levar em sua jornada.

Também é indicado fazer pausas frequentes para esticar as pernas e alongar o corpo.

Armazenando

Engana-se quem pensa que por ser uma canoa para 1 pessoa ela é menor ou mais compacta.

Na verdade, a canoa OC1 assim como a OC2 exige bastante espaço, e você deve dispor de uma garagem espaçosa.

Além da própria canoa OC1, é preciso ter espaço para guardar a ama e os dois iakos, que são os estabilizadores, e que ocupam bastante espaço também.

Entenda a riqueza espiritual de uma OC1

Quando falamos em canoa havaiana, é óbvio que falamos em uma produção industrializada, capaz de abastecer o mercado nos dias atuais.

No entanto, é importante entender que esse meio de transporte ainda guarda todo o um significado espiritual.

Para seus criadores, a OC1, OC2 e todas as demais canoas foram desenvolvidas para ajudar na busca por mantimentos, além de exploraras regiões próximas ou não através dos mares.

Assim sendo, a Canoa havaiana OC1 traz um grande significado espiritual, e guarda consigo toda a força de seu povo.

Uma das lendas diz que ao remover madeira para a fabricação da peça, a canoa passava por um processo de morte (no momento da extração da árvore) e vida (o momento de sua criação!).

Não é difícil perceber a simbologia e a profundidade disso, que atribui à essa canoa uma espécie de espírito, fazendo com que deixe de ser um objeto simples e insignificante.

V1 x OC1 – quais são as diferenças entre elas?

Agora que você já entendeu quase tudo sobre a canoa OC1, deve estar se perguntando qual é a diferença desse modelo para a famosa canoa V1.

Afinal de contas, ambas foram desenvolvidas para o remador solitário, mas será que elas possuem diferenças?

Bom, a primeira diferença realmente importante entre a OC1 e a canoa V1 é que a primeira está ligada a cultura havaiana, enquanto a V1 é originalmente taitiana.

Com relação às suas estruturas, elas são realmente muito parecidas.

No entanto, existem dois pontos que as diferem completamente: a ausência de leme e cockpit na V1, que estão presentes na OC1.

No caso da canoa V1, o remo serve também ao papel de leme. Isso requer uma habilidade espantosa, e por isso esse tipo de canoa é utilizado geralmente por remadores mais avançados.

Uma característica que também demonstra que a canoa V1 é ideal para atletas mais experientes é a sua velocidade.

Por ser mais leve ela consegue alcançar velocidades verdadeiramente impressionantes. Mais uma vez o bom controle do remo será necessário para evitar tombos.

Peso do atleta

Por ser um modelo um pouco mais leve, a canoa havaiana OC1 deve ser escolhida com cautela.

Muitos modelos comportam atletas de até 90kg, garantindo a eles o conforto necessário para competir.

Na hora de comprar uma canoa desse modelo, o peso deve ser levado em consideração como sendo um dos fatores mais importantes.

A escolha errada pode não somente prejudicar o desempenho como também colocar o bem-estar do atleta em risco.

Todos os detalhes que passamos aqui podem lhe ajudar a entender melhor como funciona a canoa OC1, e também descobrir quais são as peculiaridades desse modelo.

Remar sozinho pode ser uma experiência verdadeiramente mágica. Também é uma oportunidade de redescobrir o seu remo, e desenvolver as suas habilidades.

Faça o teste e surpreenda-se com a canoa havaiana OC1.

O mais importante é que, independentemente de usar uma canoa havaiana OC1 ou uma canoa V1, você tenha total domínio sobre o seu equipamento, e consiga se divertir com segurança.Voltar

Comentário

Comentário

Share

A Paddles é a primeira paddlewear do mercado. Uma marca criada para remadores e apaixonados pelo mar.Visite paddles.com.br e conheça.