Canoa Polinésia – Benefícios, onde remar e mais 10 motivos para praticar esse esporte incrível

Como o próprio nome sugere, a “Canoa Polinésia” tem origem na polinésia, e é uma das peças mais importantes quando estudamos sobre a colonização das ilhas nessa região.

Então estamos falando de um esporte com forte relação com a cultura e tradição de um povo.

Ao fazer uma pesquisa sobre canoa Polinésia você vai descobrir que existem outras nomenclaturas que podem ser usadas para a mesma peça. 

Wa’aVa’aOutrigger Canoe ou Canoa Havaiana são algumas delas, por exemplo.

Dessa forma, todos os termos referem-se a um mesmo tipo de embarcação: uma canoa comprida, baixa e estreita, onde as pessoas sentam em “fila”, e remam todas ao mesmo tempo.

Afinal, sincronismo é tudo quando está falando de canoa polinésia.

Atualmente, além ser um transporte de extrema importância para muitos povos, tornou-se também uma competição esportiva, o que acabou por popularizar a modalidade por todo o mundo.

No final desse artigo você pode aprofundar seu conhecimento sobre a história da Canoa Polinésia, e compreender porque ela se tornou tão importante e relevante para os dias atuais.

Mas primeiro vamos direto ao que te trouxe você até aqui. Benefícios, onde praticar e 10 destinos para remar.

Benefícios para quem pratica canoa polinésia

  • Seu corpo ficará forte
  • Sua mente ficará mais forte ainda
  • O trabalho em equipe será a sua prioridade
  • Sincronismo e cadência é tudo o que você precisa
  • Contato com a natureza
  • Novos amigos

Onde remar

Agora listaremos algumas bases de canoa polinésia que você precisa conhecer.

São Paulo

  • Suporte: Escola localizada em águas limpas da Represa Billings. Comanda por dois grandes remadores, Dani Paiva e Dennis Praça. Clique para conhecer.
  • Clube Raia: Já imaginou remar em plena Marginal Pinheiros? Isso mesmo, o Clube Raia está localizado dentro da Raia Olímpica da USP. Clique para remar na hora do almoço.
  • Team Brazil: Agora é a vez da represa Guarapiranga. Base comandada por Sergio Prieto, atleta e um dos principais remadores do de canoa havaiana do Brasil.

 

Rio de Janeiro

  • NoaCanoa Angra: Um dos destinos mais procurados no Brasil, Angra dos Reis. Reme na praia do Bonfim e siga @noaangra para mais informações.
  • Búzios Va’a Clube: Remar em Búzios será um sonho. Siga @buziosvaa
  • Makani Búzios: Outra opção para remar no paraíso Búzios. Acesse e conheça @buziosvaa

A Canoa Polinésia e seu papel na colonização!

Com certeza você já ouviu falar sobre a tal Polinésia Francesa.

Trata-se de um dos conjuntos de ilhas e arquipélagos mais importantes do mundo!

Foi justamente ali, em sua parte tomada pelo Oceano Pacífico, que a Canoa Polinésia nasceu.

Canoa Havaiana – ela foi uma peça chave na colonização das ilhas dessa região, pois permitiu que os exploradores se movimentassem entre um e outro pedaço de terra, usando os mares como caminho.

Do que são feitas?

Não é difícil imaginar que os primeiros exemplares de canoa Polinésia eram extremamente rústicos.

Eles eram feitos a partir de madeira extraída de grandes árvores e fios de fibra de coco.

É importante entender que cada povoado que adotou essa canoa como transporte acabou adaptando para as suas necessidades, considerando a ferocidade dos mares que explorariam, e outros detalhes mais.

As maiores aventuras da humanidade foram feitas com canoas!

Embora a humanidade tenha passado por diversas aventuras, muitos livros de história citam a colonização das Ilhas Polinésias como sendo uma das ações mais ousadas e perigosas de que se tem relato, e onde a canoa Havaiana foi o principal transporte.

Não é difícil imaginar a dificuldade e a periculosidade dessas expedições, pois elas acabaram resultando na colonização de Ilhas que hoje conhecemos muito bem, tais como:

  • Havaí;
  • Aotearoa (Nova Zelândia);
  • Rapa Nui (Ilha de Páscoa);

Todas essas ilhas, que hoje atraem milhares de turistas todos os anos, foram descobertas e colonizadas graças ao uso da Canoa Polinésia, que enfrentava as ondas do bravio Oceano Pacífico até seu destino desconhecido.

Tipos de canoas – veja quais são os diferentes modelos havaianos

Buscando encontrar um modelo perfeito de canoa Polinésia para cada ocasião, os diferentes povoados criaram modelos variados desse objeto.

Hoje em dia dois modelos são muito utilizados em competições. São eles os OC-6 e V-6. Mas além deles, você pode encontrar outros tipos, tais como:

  • Canoa OC4: essa canoa Polinésia foi desenvolvida para 4 remadores, e não tem um leme. O seu uso é muito comum em práticas individuais de surf de canoa no Havaí;
  • V3: A V3 também não tem leme, e foi desenvolvida para comportar 3 remadores;
  • OC2: já esse modelo comporta dois remadores, mas possui, sim, um leme.
  • OC1: canoa para uso individual e com leme;
  • Canoa OC1 Surf: também individual e com leme, mas essa aqui foi adaptada para o uso na prática de canoa surf;
  • Canoa V1: sem leme, individual e com cockpit.

Cada modelo possui a sua peculiaridade. Quanto mais se estuda e entende sobre canoa havaiana, mais fácil fica escolher o modelo perfeito para o que você pretende fazer.

Boa relação com o mar foi o ponto de partida dos polinésios!

Até hoje, mesmo com o avanço tecnológico e científico, o mar ainda é um grande mistério para o ser humano.

Sempre descobrimos novas espécies, novos naufrágios, e exploramos pouquíssimo desse universo encantador.

Imagine só como era isso há alguns milênios.

Enquanto a maioria dos povos temia veementemente o mar, os polinésios conseguiram enxergar no gigante azul um grande aliado, e passaram a realizar as explorações.

Podemos afirmar com absoluta certeza que a ousadia e a coragem dessa população foi crucial para que a canoa havaiana fosse desenvolvida, pois foi justamente ao sentirem uma necessidade imediata de exploração que esse povo decidiu criar artifícios de navegação.

Hoje em dia a canoa polinésia é muito diferente da original.

Essas peças são feitas à base de fibra de vidro, que não exige desmatamento para obtenção da matéria prima.

Também por conta disso elas podem ser estilizadas em diferentes cores, e se tornaram muito bonitas.

Canoa Havaiana como esporte: entenda como funciona

Agora que você já entende um pouco mais sobre a canoa Polinésia, é hora de falarmos dessa embarcação enquanto esporte.

Essa embarcação entrou nas modalidades esportivas e se tornou muito popular.

Muitos atletas começam a praticar essa atividade com a intenção de se profissionalizarem para campeonatos. Na competição, cada remador tem uma função para conseguir promover maior velocidade e eficiência no trajeto.

Por isso as remadas precisam ser muito bem treinadas e milimetricamente ritmadas. Esse é um esporte colaborativo, o que significa que o erro ou o mau desempenho de apenas um participante poderá prejudicar todo o time.

Praticar canoa polinésia tem inúmeros benefícios para a saúde. E acima de tudo, esse é um esporte totalmente democrático, pois pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, sejam homens ou mulheres.

A única exigência é que a pessoa saiba nadar, pois isso é importante para a própria segurança, uma vez que o esporte é normalmente praticado na natureza.

Conhecer sobre a história da canoa Polinésia nos faz perceber que a humanidade consegue evoluir e se adaptar conforme as suas necessidades.  Se não fosse por sua curiosidade nata e a paixão pelo mar, os polinésios talvez nunca tivessem dado o primeiro passo para a invenção dessa embarcação.Voltar

Comentário

Comentário

Share

A Paddles é a primeira paddlewear do mercado. Uma marca criada para remadores e apaixonados pelo mar.Visite paddles.com.br e conheça.