Especial

Canoa Polinésia – O que é e como começar a praticar

Quer saber o que pe a Canoa Polinésia e como você pode começar a praticar? Fique comigo até o final, pois, esse post é perfeito para você.

Aqui irei lhe dizer tudo o que você precisa entender sobre o tema e como você pode praticar esse esporte aquático é que um dos mais requisitados atualmente.

Boa leitura!

O que é a Canoa Polinésia?

canoa polinésia

A Canoa Polinésia, também chamada de Wa’a, Va’a, Outrigger Canoe ou Canoa Havaiana é um tipo de embarcação utilizada para esporte aquático, mas antes, era utilizada como meio de transporte para alimentos e viagens a outras ilhas, localizadas na tríplice francesa.

Não é difícil imaginar a dificuldade dessas viagens, pois elas acabaram resultando na colonização de Ilhas que hoje conhecemos muito bem, tais como:

  • Havaí;
  • Aotearoa (Nova Zelândia);
  • Rapa Nui (Ilha de Páscoa);

Todas essas ilhas, que hoje atraem milhares de turistas todos os anos, foram descobertas e colonizadas graças ao uso da Canoa Polinésia, que enfrentava as ondas do bravio Oceano Pacífico até seu destino desconhecido.

Como é o formato da Canoa Polinésia?

O formato da Canoa Polinésia é bem peculiar e diferente, principalmente porque existe uma peça chamada de flutuador, que é o segundo casco e que fica ligada por meio de “braços” no casco principal, como na foto colocada acima.

O flutuador da canoa permite uma estabilidade lateral, mas que não prejudica em nada a velocidade da canoa.

Independentemente da origem da canoa polinésia, ela é fabbricada com fibra de vidro e tem uma medida padrão que vai de 14 metros de comprimento por 50 centimetros de largura.

Quais são os tipos de Canoa Polinésia?

canoa polinésia

Um dos pontos positivos da Canoa Polinésia é que existem hoje em dia diversos modelos dos quais você pode se aproveitar, abaixo falarei um pouco sobre:

  • OC1 – Canoa para uso individual e com leme;
  • OC1 Surf – Individual, com leme e adaptada para prática de canoa surf;
  • V1 – Sem leme, individual e com cockpit;
  • OC2 – Dupla e com leme;
  • V3 – Para 3 remadores, sem leme;
  • OC4 – Para 4 remadores, sem leme;
  • OC6 – Para 6 remadores, sem leme;
  • OC6 Unlimited – Serve para 6 remadores, sem leme e sem nenhum limite de comprimento;
  • V6 – Para remadores, sem leme;
  • OC10* – 2 Canoas Unidas, nesse caso, uma OC6 e uma OC4 para 10 remadores, não tem leme;
  • OC12* – Duas canos que são unidas de OC6 e sem leme.

ATENÇÃO – Quando as canoas são unidas, o nome dado a elas é catmarã e só são utilizadas em aulas que acontecem na base de treinamento e podem levar de 10 até 12 pessoas.

Canoa Polinésia – Como começar a praticar

– Requisito básico:

Você não deve começar a praticar com a canoa polinésia se você não sabe nadar, pois, esse é um requisito básico, já que o esporte é feito no mar.

Esse é considerado o estágio zero da prática desse esporte, pois, todos os integrantes da canoa precisa saber da água quando ela voltar e assim não atrasar nenhum companheiro.

Do mais, qualquer pessoa, de qualquer idade pode começar a praticar.

– Integrantes da canoa:

PRIMEIRO Remador – Ele é o responsável pelo ritmo e a frequência de cada remada, assim, a sua posição é na frente da canoa.

SEGUNDO Remador – Ele faz o mesmo que o remador 1, mas, do lado oposto e determina o ritmo dos remadores 4 e 6. Além disso, esse remador deve vigiar o iako dianteiro para evitar que uma oscilação forte faça a canoa virar.

TERCEIRO Remador – Ele é o responsavél por contar as remadas, alternando o lado a cada período de tempo, que fora combinado com o grupo.

QUARTO Remador – Ele vigia o iako traseiro e fica de olho em possíveis oscilações que podem surgir.

QUINTO Remador – Ele tem a função de tirar o acúmulo de água na canoa.

SEXTO Remador – Ele tem a função mais importante e funciona como o leme da canoa. Além disso, ele indica a direção que deve ser seguida, além de incentivar os colegas. Sua posição é no fundo da canoa.

– Se sinta bem emocionalmente com a prática:

Além de você avaliar a sua condição física para realizar as tarefas que irei mencionar aqui, você precisa se sentir confortável com o ambiente que estará.

Por exemplo, muitas pessoas acham incrível escalar montanhas ou aquelas caminhadas que atravessam fronteiras apé, mas, poucos aceitar encontrar cobras, frio, falta de banho e comida feita na hora.

No caso da canoa, você não precisa ter uma condição física perfeita, mas saber lidar com o seu corpo dentro da água.

– Entenda os riscos:

Uma situação, que é considerada a de principal risco na canoa polinésia é o huli.

Ao mesmo tempo que o desfecho pode ser simples e fácil, ela pode custar uma vida.

Entretanto, é comum ver alguns instrutores não falarem sobre isso, pois pode assustar os novos participantes, mas alguns clubes de respeito, não somente falam sobre como instruiem e controla a situação.

Mas, fique tranquilo, pois, essa deve ser uma das coisas que você irá aprender antes de sair por ai navegando, principalmente se decidir usar uma OC1 e navegar sozinho.

– Aprenda a remar:

Depois de aprender a sair do Huli, você deverá aprender, o básico do remo, além de entender como funciona as trocas de lados das remadas e conhecer todos os comandos de parar e continuar a remar.

– Hora de ir:

Por fim, com os primeiros passos dado, você está pronto para iniciar o passeio em grupo.

Entretanto, é essencial que ainda esteja acompanhado de um instrutor, já que é pouco provável que tenha aprendido a remar no primeiro dia.

Fique tranquilo, pois, você irá aprimorar com o tempo.

Além disso, independente dos seus conhecimentos ou habilidades, ouça sempre o seu capitão.

Onde praticar com a Canoa Polinésia?

canoa polinésia

Lugares não irão faltar para você praticar com a Canoa Polinésia.

Todos os ambientes que envolvem água, ou pelo menos a sua maioria, pode receber essa prática.

Assim, lagoas, rios e mar são ótimos ambientes e os mais indicados para começar a praticar esse esporte.

Além disso, você pode iniciar também em um clube, pois, além do treinamento o foco é que o esporte seja recreativo e menos competitivo.

Por fim, algumas academias de crossfit também possuem alguns aparelhos que imitam os movimentos do esporte.

Gostou dos motivos para começar a praticar SUP? Confira outros conteúdos e conheça a Paddles – lifestyle and culture. A primeira marca criada para amantes do mar e apaixonados pelo remo https://www.paddles.com.br/

Paddles

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo