Prancha de Stand Up Paddle – Guia completo detalhando a diferença entre os modelos para cada modalidade do Sup

A melhor prancha de Stand Up Paddle é aquela que irá funcionar para o seu estilo de remada, propósito no esporte e modalidade escolhida. Nos dias atuais, existem muitos modelos de prancha de Stand Up. Criamos um guia para ajuda-lo na escolha do modelo ideal. 

1 – Prancha Sup para iniciantes

Dica geral: Escolha modelos maiores e mais largos. Ela dará maior estabilidade para suas remadas e funcionará para toda a família.
Tamanho: Entre 10 e 12 pés
Largura: Entre 28 e 32 polegadas
Onde encontrar:

2 – Prancha Stand Up Race 12’6 para iniciantes

Dica geral: Se o seu interesse no SUP está em competições amadoras ou remar em maior velocidade, esse é o tipo ideal de prancha.
Tamanho: 12’6
Largura: Entre 25 e 28 polegadas
Onde encontrar:

3 – Sup Race 12’6 para remadores experientes

Dica geral: Se o seu interesse no SUP está em competições amadoras ou remar em maior velocidade, esse é o tipo ideal de prancha.
Tamanho: 12’6
Largura: Entre 25 e 28 polegadas
Onde encontrar:

A escolha perfeita

Se você pretende escolher corretamente uma prancha de Stand Up Paddles diante de tantos modelos e detalhes que se encontram no mercado atual, é importante que conheça as especificações de uso para os principais modelos.

Como existem diferentes modelos de pranchas de Sup, e muita oferta no mercado, é importante que você já conheça algumas informações que irão te ajudar na hora da compra.

Apesar de existirem novos modelos, e diversos profissionais que estão treinando novas tecnologias, a ideia neste artigo é que você tenha uma noção de qual é o tipo mais adequado de prancha de Stand Up para você, que atenda bem as suas necessidades e que te faça fazer uma escolha assertiva.

A melhor Prancha de Stand Up Paddle para você

Uma prancha de Stand Up Paddle possui diversos acessórios, os quais acabam sendo fundamentais para a prática do esporte, onde cada um possui a sua funcionalidade.

Por isso, fique por dentro sobre os principais modelos de pranchas e não erre na sua escolha!

1 – Prancha Stand Up Race

A prancha Race é muito procurada por ser uma vertente do Stand Up Paddle, onde tem crescido rapidamente devido a novas competições, e eventos que são organizados por todo o país.

Se você é uma pessoa competitiva, então tal tipo de prancha pode ser uma ótima escolha para você.

As corridas de sprints mais curtas, podem ir de 1000 metros até distâncias, já as mais longas, podem chegar a passar de 20 quilômetros. Este é tipo de prancha ideal para quem deseja competir.

prancha de Stand Up Race foi criada tendo o seu corpo mais longo e estreito, o que acaba permitindo que ela possua mais deslizamento sobre a superfície da água.

Normalmente, se encontram duas categorias principais deste tipo de prancha, a de 12’6’’, que era a mais utilizada, e a de 14’ pés que agora é a medida oficial das pranchas race nos principais eventos, sendo que a largura média fica entre 23’’ e 27’’, variando sempre conforme a experiência do supista.

Para facilitar o deslize da prancha no momento da competição, atletas mais experientes acabam utilizando larguras cada vez menores.

Nesse caso, tal tipo de prancha é bem mais rápida e ágil devido a sua construção ser muito leve, pois é confeccionada de fibra de carbono, onde a sua construção acaba as tornando as mais caras do mercado.

Vale ressaltar ainda que a prancha de Stand Up Race não é apenas para atletas de experiência, pois você pode participar de provas menores e ir evoluindo para as provas longas com o passar do tempo, sendo que treinar para tal tipo de prova é um enorme desafio físico e mental.

Prancha Cruising

Em relação a prancha Cruising, a qual é indicada para maiores distâncias em águas tranquilas, ela é a prancha mais procurada para a prática do Stand Up Paddle em todo o mundo.

Geralmente, cruzar águas mais calmas é considerado como a melhor maneira de começar a prática do Stand Up Paddle.

De maneira geral, este tipo de prancha possui um comprimento médio de 11’ a 14’, e a sua largura média é de 28’ a 32’.

A prancha Cruising foi criada para ser fácil de se remar nas mais variadas condições de clima, tendo uma capacidade de deslizar suficientemente para distâncias mais longas.

Por isso, ela é ligeiramente mais larga e possui mais volume, o que garante que ela possa suportar mais peso corporal, e também o peso de equipamentos.

Outro fator importante de especificação deste tipo de prancha, é o fato de ela ser confeccionada por um composto de fibra de vidro, onde a durabilidade é considerada mais importante que o peso.

Este é o tipo de prancha que possui uma longa durabilidade, desde que os cuidados com ela sejam feitos corretamente.

Prancha hibrida

No caso da prancha de Stand Up Paddle hibrida ou prancha de uso geral, ela é uma excelente escolha para ser usada nas mais diferentes vertentes do esporte, além do fato de que toa a família poderá aproveitar.

Nesse caso, essa prancha possui um comprimento médio de 10’ a 12’6’’ e uma largura média de 30’’ a 34’’.

Ela é a prancha ideal para as remadas bem mais tranquilas, então, muitos iniciantes optam por este tipo de prancha.

Além disso, ela também é ideal para ser usada por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, como por exemplo, por pais e filhos.

A prancha hibrida é confeccionada de um composto de fibra de vidro.

Prancha River ou SUP inflável

prancha de Stand Up Paddle para River ou SUP inflável, é uma nova modalidade na prática do Stand Up Paddle, além de uma das mais radicais, pois é uma atividade que causa picos de adrenalina quando remada em rios e corredeiras.

No entanto, este tipo de prancha exige determinada experiência no esporte e equipamentos de segurança, onde são sempre obrigatórios e fundamentais.

Comentário

Comentário

Share

A Paddles é a primeira paddlewear do mercado. Uma marca criada para remadores e apaixonados pelo mar.Visite paddles.com.br e conheça.