Sup Surf – O que é e como você pode começar a praticar

Se você está buscando entender o que é o sup surf, como ele funciona e a maneira correta de prática-lo fique comigo até o final, pois, esse post foi feito para você.

Aqui irei lhe apresentar tudo o que precisa entender sobre o tema e claro, como você pode começar a praticar essa atividade.

Boa leitura!

O que é o Sup Surf?

Sup Surf é a sigla para Stand Up Paddle Surf que é um esporte aquático que tem chamado muita atenção, tanto em termos de se mostrar uma prática extremamente divertida e proveitosa, quanto em termos de benefícios para o corpo.

Além disso, por ser um esporte que você pode praticar ajoelhado e em pé, sobre uma prancha e utilizar a mão ou remo para se locomover ele é procurado por pessoas de todas as idades.

Ele é um dos tipos de esporte inseridos dentro do Stand Up Paddle, que também é um dos tipos de esportes dentro do surf.

Ou seja, o Sup Surf faz parte de uma das diversas formas de você se envolver com o surf.

Surgido em 2005, ele passou a ser adotado pelos surfistas no Havaí como uma das maneiras de se passar um tempo na água e ao mesmo tempo manter o corpo em forma.

Quais são os tipos de pranchas que existem e como você pode escolher a sua

Ao longo dos anos surgiram vários tipos de pranchas de Sup Surf com formatos e tamanhos diferentes, gerando então desempenhos também diversos.

Os modelos de pranchas maniores e amplas, mesmo que sejam utilizadas principalmente para o surf, são capazes de oferecer uma boa estabilidade e desempenho no sup.

Mas, se você é uma pessoa pequena tem menos de 56 quilos, por outro lado, as pranchas com o tamanho pequeno é a opção ideal.

Se você é uma pessoa de pequena estatura e menos de 56 quilos, então uma prancha de tamanho pequeno é a opção ideal.

O ideal é sempre começar com uma prancha pequena e depois de se sentir confortável durante a atividade você pode passar para uma prancha maior, que não será tão dificil lidar.

Além disso, as pranchas com um tamanho menor de 2,7 metros tendem a serem mais fácil de manorbrar e também de carregar.

Por outro lado, se você tem 68 quilos ou mais, a sua prancha deve ser acima de 3,8 metros.

Algumas questões que você pode levar em consideração ao escolher a melhor prancha para você incluem:

Levando essas perguntas em consideração, você certamente será capaz de encontrar a melhor prancha para você.

Descubra como pegar a sua primeira onda e o que fazer em seguida

Antes de você começar a surfar nas ondas, será preciso pegá-las primeiro e para isso você vai precisar lidar com dois desafios:

Com os desafios determinados, abaixo lhe darei algumas dicas para que possa lidar com eles da melhor maneira:

Superado os dois primeiros desafios, chegou o momento de passarmos para o terceiro e última, surfar na onda que você conseguiu pegar.

– O que fazer depois de pegar a onda:

Agora que você pegou a onda, sua prancha vai se mover diretamente junto à onda na frente dela, até você vai parar e perder sua velocidade. Se não deseja que isso aconteça, tente inclinar sua prancha de forma que seu movimento seja incentivado.

A maioria dos remadores iniciantes acham mais fácil inclinar a prancha de forma que eles enfrentem a onda com os dedos dos pés e segurem o remo ao lado dos pés de sua prancha.

Onde praticar o Sup Surf no Brasil e no mundo

Se você deseja praticar o Sup Surf no Brasil, a maior representante da categoria feminina do esporte aquático no Brasil, Nicolli Pacelli, recomenda alguns pontos interessantes para começar:

– Eles incluem, Maresias, Porto de Galinhas, Guarujá, Itacimirim, Ibiraquera, Rio Araguari e mais.

Segundo a esportista, o motivo combina a amplitude e a força das ondas além da visão da praia obtida pelo praticante.

Já ao se falar em relação ao mundo, os melhores locais para se praticar o Sup Surf são diversos.

Claro, é comum que os amantes dos esportes aquáticos optem por praias havaianas, mas existem outros locais como as Filipinas, Austrália e Califórnia.

Campeonatos e campeões no Brasil

Além da já citada Nicole Pacelli, existem diversos campeões a serem exaltados dentro da prática do Sup Surf no território brasileiro.

Em 2017, o brasileiro Luiz Diniz ganhou destaque internacional em sua primeira participação no evento, trazendo uma medalha de ouro para a equipe do Brasil no Campeonato Mundial de SUP e Paddleboard 2017 em Vorupør, Dinamarca.

Ele participou da Final Masculina, que contou com o vice-campeão de 2016 Mo Freitas (HAW), Harry Maskell (AUS), Benoit Carpentier (FRA), disputando o Ouro.

A brasileira Aline Adisaka também se destaca, tendo trazido uma medalha de cobre para o país na mesma competição.

Outros nomes que se destacam na prática do supsurf incluem: Caio Vaz e Leco Salazar.

Vídeos para entender melhor o Sup Surf na prática

Agora que você entendeu bem o que é o Sup Surf, chegou a hora de ver um pouco mais sobre ele na prática, não é mesmo? Abaixo existem alguns que valem destaque para que possa entender mais do que foi falado aqui:

PRIMEIRO VÍDEO – Esse é um vídeo que mostra Mo Freitas, um dos atletas mais completos da atualidade praticando o esporte:

SEGUNDO VÍDEO – Aqui você verá a lenda Dave Kalama mostrando que a sua prática, mesmo com a idade, continua em dia:

TERCEIRO VÍDEO – Abaixo você pode ver David Rodal, um dos destaques do Sup Surf mundial:

QUARTO VÍDEO – Abaixo temos Xavier em uma das suas sessões de Sup Surf:

QUINTO VÍDEO – Abaixo temos Federico Piccinaglia atacando as ondas:

SEXTO VÍDEO – Por fim, esse vídeo irá te mostrar como é estar entrando em uma onda e como agir:

Gostou dos motivos para começar a praticar SUP? Confira outros conteúdos e conheça a Paddles – lifestyle and culture. A primeira marca criada para amantes do mar e apaixonados pelo remo https://www.paddles.com.br/

Sair da versão mobile