Pranchas de Stand Up Paddle – 10 Motivos para comprar a sua

Pranchas de Stand Up Paddle, Qual Prancha Stand Up Paddle escolher? A Paddles, a primeira paddle wear do mercado, te ajuda a entender mais sobre esse assunto. Confira!

O stand up paddle, mais conhecido como SUP, é um esporte realizado na água e é bem parecido com o surf. A diferença é que a prancha stand up paddle acompanha remos, e os objetivos dos dois esportes são um pouco distintos.

A seguir, preparamos um guia incrível para te ajudar a entender mais sobre esse esporte, com todos os detalhes e características não só do SUP, mas também dos materiais necessários.

Aproveite o guia como uma indicação para adquirir as susa pranchas de stand up paddle e conhecer a melhor marca de paddle wear, pioneira em vestir remadores e apaixonados pelo mar: a Paddles.

Prancha Stand Up Paddle: saúde, lazer e esporte

O SUP é um esporte que está se tornando cada vez mais popular. Ele é um esporte “à moda antiga”, em que os praticantes remam em uma prancha stand up paddle.

Diz-se que a modalidade surgiu para que o professor pudesse ter uma maior visibilidade dos seus alunos. Seja como for, o SUP hoje já se modernizou bastante, e a Paddles vem acompanhando essa evolução.

A origem do SUP é bastante interessante, tendo surgido por volta de 1960, com os Beach Boys de Waikiki, uma ilha havaiana.

O trabalho dos Beach Boys, assim nomeados, era fotografar os turistas aprendendo a surfar e, para isso, eles adentravam no mar junto com eles e usavam as pás para se apoiarem nas suas pranchas.

Até que essa moda pegou, e, usando originalmente o nome de Beach Boy Surf, grandes esportistas como Laird HamiltonRobbie Naish e Dave Kalama começaram a difundir o SUP pelo mundo.

No território brasileiro, atualmente, esse esporte é praticado em todo o litoral, e se tornou muito popular entre todos os tipos de pessoas, não importando a idade, o gênero ou o nível de preparação física.

O SUP pode ser praticado apenas por diversão, ou pode ser levado para o âmbito atlético, onde os esportistas competem entre si com corridas (Sup Race) ou pegando onda.

Ou seja, o stand up paddle é um esporte lúdicodivertidopopular e também muito saudável! Isso mesmo, por ser muito atrativo, ele acaba chamando a atenção de pessoas que não possuem o hábito de se exercitar, mas querem participar por puro lazer.

Assim, essas pessoas acabam se beneficiando, pois esse é um esporte que trabalha com o todo o corpo e também com a mente.

O SUP ensina equilíbrio, paciência e te ajuda a ter mais noção sobre os movimentos do seu próprio corpo.

Por isso ele é tão incrível: ele proporciona a você um momento para se conectar consigo mesmo e aprender como o seu corpo funciona, buscando explorar os limites.

Conheça as pranchas de stand up paddle e escolha a sua

Conheça a seguir os principais modelos de pranchas de stand up paddle e veja como a Paddles pode ser a melhor marca para te oferecer um primeiro contato com o esporte, se preocupando em te ajudar a começar bem.

Tipos de prancha

Existem 4 modelos principais de pranchas que servem para 4 diferentes estilos de SUP. Conheça qual é prancha mais adequada.

  1. Prancha Stand Up Paddle Race

prancha de stand up paddle race é feita para o estilo competitivo do SUP, por isso, suas dimensões são maiores e mais estreitas, tornando a prancha mais ágil e rápida, o que faz toda a diferença para a competição.

Normalmente, as pranchas de SUP para corrida medem entre 24” e 27” de largura, dependendo do fabricante e do nível de experiência de cada supista.

Mas, algumas delas podem chegar a medir apenas 22” por serem de atletas de elite. Isso é um reflexo de como elas podem ser poderosas na hora da corrida.

Por mais que o SUP race seja competitivo, não é necessário ser um grande esportista para praticar essa modalidade.

Se você gosta de se arriscar, testar seus limites ou apenas deixar a experiência do SUP mais interessante, você pode iniciar a corrida sem muita preparação.

Então, se você gosta de stand up paddle e quer começar com pouco para depois ir ganhando habilidades e se destacando mais no esporte, essa é a prancha perfeita para você!

  1. Prancha Cruising

A prancha de cruising é chamada assim, porque significa “águas paradas”, que é a base dessa modalidade.

O SUP cruising nada mais é do que um esporte de longas distâncias, sem movimentações bruscas como no stand up paddle race. Dessa vez, o foco é no caminho a percorrer, e não no tempo de percurso.

Por causa disso, as pranchas se tornam mais largas e pesadas, pois seu objetivo é poder deslizar por longas distâncias e ser fácil de remar em qualquer condição climática.

Além disso, por serem mais largas, pesadas e estáveis, podem suportar o peso de equipamento adicional.

Uma prancha stand up paddle cruising pode medir entre 11’ e 14’ de comprimento e 28” a 32” de largura! Elas também são feitas com fibras de vidro, para terem maior durabilidade.

Se você gosta de estar em contato com a natureza, explorar lugares novos e misturar atividades como o snorkel e outros do tipo, então essa é a prancha perfeita para você!

  1. Pranchad de Stand Up Paddle Hibrida

prancha stand up paddle híbrida é uma prancha de uso geral, ou seja, ela pode servir para qualquer modalidade.

Suas medidas geralmente ficam em torno de 10’ e 12’6” para o comprimento e 30” a 34” para a largura. Assim, as remadas com essa prancha ficam mais tranquilas.

Essa é a prancha perfeita para se divertir em família. Se você não é tão fã da parte atlética desse esporte e só quer ter um momento de lazer com os amigos ou com as suas crianças, então ela vai te servir como uma luva!

Com ela fica mais fácil de remar, pescar, levar objetos, crianças e animais na dianteira, dentre outras coisas que a tornam muito mais divertida e versátil. Se é disso que você precisa, então você já encontrou a sua prancha stand up paddle.

  1. Prancha de Stand Up Paddle inflável

Esse é o modelo de prancha de SUP perfeito para usar em corredeiras, o que a torna parte de um esporte radical!

É disso que a maioria dos supistas gosta, pois, o percurso com adrenalina é muito atrativo, principalmente para turistas que não tem contato com a água dessa maneira.

Seu comprimento mede em torno de 10” e a largura média é de 30” a 35”. Além disso ela é praticamente indestrutível!

Se você gosta de se arriscar, já tem alguma experiência remando, ou é um grande atleta do caiaque e afins, então a prancha de stand up paddle inflável é a que você procura!

Pranchas de Stand Up Paddle usadas

Se você não tem muito para gastar com o equipamento do SUP, então você pode se beneficiar com as pranchas usadas.

Elas são muito mais baratas, acessíveis e a maioria delas ainda está em bom estado, perfeitas para quem só quer se divertir.

Não deixe seu orçamento impedir você de comprar a sua prancha! Essa é uma ótima maneira de poder economizar e se divertir.

Preço das pranchas de Stand Up Paddle

Elas normalmente chegam a custar entre R$ 2.000,00 e R$ 5.000,00 (modelos nacionais), dependendo do estilo da prancha, do modelo e da finalidade.

No entanto, esse é um equipamento que, se você for apaixonado pelo esporte ou sempre tem a oportunidade de remar por viver perto de lagos, rios, mares ou outros locais propícios, vai ser muito usado.

Ou seja, esse é um investimento que vale a pena para quem não quer mais largar o stand up paddle, seja por diversão ou dedicação atlética.

Também é possível encontrar descontos incríveis em diversas lojas e fornecedoras, principalmente se você é esportista e está comprando outros materiais. Por isso, aproveite!

Sobre o Stand Up Surf

O stand up surf é uma modalidade incrível, pois pode ser praticado por qualquer pessoa, independente da sua habilidade com o surf.

Além disso, ele é muito mais fácil do que o surf tradicional, uma vez que você está sempre de pé na sua prancha, sem precisar se levantar.

Por causa disso, muitos surfistas já se voltaram para o SUP e hoje o praticam mais do que a sua modalidade original, por reconhecerem as inúmeras possibilidades nesse novo esporte.

E elas são imensas! Principalmente porque, com a ajuda dos remos, existe a chance de criar novas manobras, aumentar a velocidade e se impulsionar cada vez mais.

Mas, para poder se divertir ainda mais e garantir uma boa experiência com o esporte, é preciso ter consciência e ficar ligado em algumas dicas de segurança. Confira algumas delas:

  • Equipamentos de segurança

Os equipamentos de segurança envolvem coletes próprios para quem pratica stand up paddle. Eles são desenvolvidos para não atrapalhar os movimentos, mas ao mesmo tempo proteger o supista caso caia na água.

É completamente necessário usar o seu equipamento de segurança, principalmente se você é iniciante no esporte.

  • Postura

Cuidar da sua postura é muito importante ao praticar o SUP, pois assim você pode aproveitar todos os benefícios para a sua saúde e autoconhecimento.

Primeiro, deixe os pés afastados na largura dos ombros e depois flexione os joelhos levemente. Preste atenção para não inclinar corpo quando for remar, mantendo-o sempre ereto na vertical.

  • Vento

Ainda visando ajudar os iniciantes: tome cuidado com o vento. Prefira remar em dias de pouco vento, mais parados, para conseguir pegar equilíbrio mais facilmente.

  • Reme acompanhado e conheça as águas

Se você está aprendendo a surfar, é importante estar preparado. Por isso, nunca vá sozinho, tenha sempre um instrutor ou alguém mais experiente e de confiança por perto.

Da mesma forma, tenha certeza de que a água do local escolhido é segura, conheça o ambiente e prefira sempre águas paradas para começar. Assim, você se sentirá mais confortável para aprender.

  • Aulas de SUP

Se você de fato não sabe nada de SUP e nunca subiu na prancha, talvez seja melhor ter aulas para iniciantes. Por mais que seja fácil e até intuitivo aprender a remar, um instrutor vai fazer toda a diferença na sua diversão, e ainda te dar muitas outras dicas!

Sobre a Paddles

A Paddles é a primeira paddle wear do mercado, por isso é a loja pioneira em vestir supistas com conforto e estilo.

Criada por remadores apaixonados por esportes de remo, a Paddles hoje já é mais do que uma loja, ela é um estilo de vida.

Essa marca está conectada com o mar, com a natureza e com o esporte, visando sempre entregar produtos com muita identidade e personalidade para o seu público.

A marca foi originada com o portal de conteúdo sobre esportes de remos e remadores, chamado de Mundo SUP. O portal foi eleito, em 2013, o melhor de seu segmento pelo Aloha Spirit Awards.

Desde então, a Paddles tem trabalhado com produtos exclusivos e de muita qualidade, sempre preparada para atender os remadores de todo o Brasil e, porque não, do mundo!

Você deve considerar comprar a suaz pranchaz stand up paddle para poder se divertir, se aproximar da natureza e cuidar da sua saúde através de um esporte que te traga prazer.

Se você é esportista e gosta das competições, ter o material adequado é a melhor opção para você, pois ele vai te possibilitar treinar quando quiser, e vai te ajudar a melhorar o seu desempenho.

Portanto, se você ama o SUP ou quer se divertir sempre que for a um lago, à praia ou a um rio a prancha stand up paddle é o equipamento perfeito para você. Não deixe de adquirir a sua!

Comentário

Comentário

Share

Criador do Portal de notícias Mundo Sup, eleito o melhor do segmento pelo Aloha Spirit Awards. O portal deu origem a marca de vestuário Paddles - lifestyle and culture. A primeira paddle wear. Pós graduado pela USP, com mais de 10 anos de experiência com marketing digital e e-commerce. Professor de SEO e palestrante de estratégias de geração de tráfego e receita para sites.