Tipos de pranchas de Stand Up Paddle, com cuidar e segurança do Supista

Tipos de pranchas de Stand Up Paddle – A prancha e seus devidos acessórios são essenciais para a prática do SUP, cada um com a sua funcionabilidade, começando pela prancha onde é muito importante o uso de uma capa com tecido refletor para proteção contra pancadas durante o transporte, exposição ao sol e durabilidade no seu armazenamento, o transporte correto é colocando-a em cima do rack apropriado ao seu veículo, sempre amarrando a prancha com fitas apropriadas, e nunca improvisar.

O antiderrapante ou o deck de preferência feitos de EVA com uma espessura média de 8mm é fundamental para que não ocorram escorregões inesperados. O leash ou strep, a famosa cordinha, é um equipamento de segurança para o supista, é fundamental para que ao cair da prancha ela não seja levada pelas ondas ou ventos fortes e sim fique sempre próxima ao supista.

Uma ótima opção também são as camisas de lycra com mangas longas e de preferência com proteção UV, o protetor solar e labial são de fundamental importância para o supista por ficar muito tempo exposto a luz solar.

A mochila de hidratação é mais um equipamento fundamental, principalmente para aqueles supistas que gostam de médias e longas distâncias, elas são usadas nas costas e nela é acoplada um compartimento de água onde se coloca de 1 a 3 litros e tem uma mangueira com uma “torneira” onde o líquido é consumido.

Existem outros equipamentos como viseiras ou bonés, óculos de sol apropriados, telefone celular dentro de capas estanques para possíveis emergências, que também são importantes para a proteção do supista.

Por: Antonio Vaz

Alguns modelos e Tipos de pranchas de Stand Up Paddle

Prancha de Stand Up Paddle Race – São pranchas de velocidade, usadas em competições de curta e média distância, a maioria com fundo reto e só uma quilha, são pranchas com largura que varia entre 25 e 28 polegadas e longas, são pranchas de 12,6 a 14 pés.

Tipos de pranchas de Stand Up Paddle – Fun Race – Normalmente, esta é a primeira prancha de quem inicia no esporte, são pranchas entre 10 e 12 pés com largura que varia de 28 a 34 polegadas, pode ser utilizada com 3 quilhas.

Tipos de pranchas de Stand Up Paddle –  WAVE – São pranchas menores que as fun race, mais estreitas e com mais curva de fundo, tamanhos mais comuns de 8 a 9 pés com largura que variam de 27 a 29 polegadas.

Tipos de pranchas de Stand Up Paddle –  Downwind – São pranchas usadas para competições ou remadas de longa distância, geralmente em mar aberto e um pouco mais estáveis que as Race, algumas possuem leme em vez de quilhas, os tamanhos variam entre 16 a 18 pés, com largura que variam entre 27 e 29 polegadas.

Tipos de pranchas de Stand Up Paddle – Infláveis – Fabricada em PVC flexível, são fáceis de guardar e carregar, ideais para viagens e para prática diária da modalidade. Utilizando a bomba manual, em menos de 2 minutos você consegue inflar, deixando-a pronta para uso. Quando desinflada, é facilmente acomodada dentro da mochila que acompanha o produto e ocupa apenas um pequeno espaço em sua casa e no carro.

Comentário

Comentário

Share

Criador do Portal de notícias Mundo Sup, eleito o melhor do segmento pelo Aloha Spirit Awards. O portal deu origem a marca de vestuário Paddles - lifestyle and culture. A primeira paddle wear. Pós graduado pela USP, com mais de 10 anos de experiência com marketing digital e e-commerce. Professor de SEO e palestrante de estratégias de geração de tráfego e receita para sites.