Canoa Polinésia – O que é e como começar a praticar

Quer saber o que pe a Canoa Polinésia e como você pode começar a praticar? Fique comigo até o final, pois, esse post é perfeito para você.

Aqui irei lhe dizer tudo o que você precisa entender sobre o tema e como você pode praticar esse esporte aquático é que um dos mais requisitados atualmente.

Boa leitura!

O que é a Canoa Polinésia?

A Canoa Polinésia, também chamada de Wa’a, Va’a, Outrigger Canoe ou Canoa Havaiana é um tipo de embarcação utilizada para esporte aquático, mas antes, era utilizada como meio de transporte para alimentos e viagens a outras ilhas, localizadas na tríplice francesa.

Não é difícil imaginar a dificuldade dessas viagens, pois elas acabaram resultando na colonização de Ilhas que hoje conhecemos muito bem, tais como:

Todas essas ilhas, que hoje atraem milhares de turistas todos os anos, foram descobertas e colonizadas graças ao uso da Canoa Polinésia, que enfrentava as ondas do bravio Oceano Pacífico até seu destino desconhecido.

Como é o formato da Canoa Polinésia?

O formato da Canoa Polinésia é bem peculiar e diferente, principalmente porque existe uma peça chamada de flutuador, que é o segundo casco e que fica ligada por meio de “braços” no casco principal, como na foto colocada acima.

O flutuador da canoa permite uma estabilidade lateral, mas que não prejudica em nada a velocidade da canoa.

Independentemente da origem da canoa polinésia, ela é fabbricada com fibra de vidro e tem uma medida padrão que vai de 14 metros de comprimento por 50 centimetros de largura.

Quais são os tipos de Canoa Polinésia?

Um dos pontos positivos da Canoa Polinésia é que existem hoje em dia diversos modelos dos quais você pode se aproveitar, abaixo falarei um pouco sobre:

ATENÇÃO – Quando as canoas são unidas, o nome dado a elas é catmarã e só são utilizadas em aulas que acontecem na base de treinamento e podem levar de 10 até 12 pessoas.

Canoa Polinésia – Como começar a praticar

– Requisito básico:

Você não deve começar a praticar com a canoa polinésia se você não sabe nadar, pois, esse é um requisito básico, já que o esporte é feito no mar.

Esse é considerado o estágio zero da prática desse esporte, pois, todos os integrantes da canoa precisa saber da água quando ela voltar e assim não atrasar nenhum companheiro.

Do mais, qualquer pessoa, de qualquer idade pode começar a praticar.

– Integrantes da canoa:

PRIMEIRO Remador – Ele é o responsável pelo ritmo e a frequência de cada remada, assim, a sua posição é na frente da canoa.

SEGUNDO Remador – Ele faz o mesmo que o remador 1, mas, do lado oposto e determina o ritmo dos remadores 4 e 6. Além disso, esse remador deve vigiar o iako dianteiro para evitar que uma oscilação forte faça a canoa virar.

TERCEIRO Remador – Ele é o responsavél por contar as remadas, alternando o lado a cada período de tempo, que fora combinado com o grupo.

QUARTO Remador – Ele vigia o iako traseiro e fica de olho em possíveis oscilações que podem surgir.

QUINTO Remador – Ele tem a função de tirar o acúmulo de água na canoa.

SEXTO Remador – Ele tem a função mais importante e funciona como o leme da canoa. Além disso, ele indica a direção que deve ser seguida, além de incentivar os colegas. Sua posição é no fundo da canoa.

– Se sinta bem emocionalmente com a prática:

Além de você avaliar a sua condição física para realizar as tarefas que irei mencionar aqui, você precisa se sentir confortável com o ambiente que estará.

Por exemplo, muitas pessoas acham incrível escalar montanhas ou aquelas caminhadas que atravessam fronteiras apé, mas, poucos aceitar encontrar cobras, frio, falta de banho e comida feita na hora.

No caso da canoa, você não precisa ter uma condição física perfeita, mas saber lidar com o seu corpo dentro da água.

– Entenda os riscos:

Uma situação, que é considerada a de principal risco na canoa polinésia é o huli.

Ao mesmo tempo que o desfecho pode ser simples e fácil, ela pode custar uma vida.

Entretanto, é comum ver alguns instrutores não falarem sobre isso, pois pode assustar os novos participantes, mas alguns clubes de respeito, não somente falam sobre como instruiem e controla a situação.

Mas, fique tranquilo, pois, essa deve ser uma das coisas que você irá aprender antes de sair por ai navegando, principalmente se decidir usar uma OC1 e navegar sozinho.

– Aprenda a remar:

Depois de aprender a sair do Huli, você deverá aprender, o básico do remo, além de entender como funciona as trocas de lados das remadas e conhecer todos os comandos de parar e continuar a remar.

– Hora de ir:

Por fim, com os primeiros passos dado, você está pronto para iniciar o passeio em grupo.

Entretanto, é essencial que ainda esteja acompanhado de um instrutor, já que é pouco provável que tenha aprendido a remar no primeiro dia.

Fique tranquilo, pois, você irá aprimorar com o tempo.

Além disso, independente dos seus conhecimentos ou habilidades, ouça sempre o seu capitão.

Onde praticar com a Canoa Polinésia?

Lugares não irão faltar para você praticar com a Canoa Polinésia.

Todos os ambientes que envolvem água, ou pelo menos a sua maioria, pode receber essa prática.

Assim, lagoas, rios e mar são ótimos ambientes e os mais indicados para começar a praticar esse esporte.

Além disso, você pode iniciar também em um clube, pois, além do treinamento o foco é que o esporte seja recreativo e menos competitivo.

Por fim, algumas academias de crossfit também possuem alguns aparelhos que imitam os movimentos do esporte.

Gostou dos motivos para começar a praticar SUP? Confira outros conteúdos e conheça a Paddles – lifestyle and culture. A primeira marca criada para amantes do mar e apaixonados pelo remo https://www.paddles.com.br/

Sair da versão mobile