Sup

SUP (Stand Up Paddle) – 10 motivos para remar de SUP e os benefícios para a sua saúdo física e mental

O SUP (Stand Up Paddle) é uma modalidade aquática derivada do surf, podendo ser praticada no mar, rios e lagos, por qualquer pessoa, de qualquer idade. No SUP você fica em pé em uma prancha e com um remo se desloca sobre as águas.

Conheça o esporte, dicas e alguns motivos para começar a praticar SUP.

Stand Up paddle também conhecido como SUP tem sido um esporte atual e moderno, cada vez mais notado pelas pessoas, especialmente por ser legal e fácil de praticar.

10 motivos para começar a praticar o SUP e não parar mais

10 motivos para começar a praticar o SUP e não parar mais

1 – Oferece um treino para o corpo inteiro

O movimento da água significa que você precisará forçar e usar seu abdômen para se equilibrar sem cair da prancha.

Portnato, logo descobrirá o tanquinho que você nunca soube que você tinha e notará rapidamente suas pernas se tornando mais tonificadas.

No entanto, levantar-se remando não é apenas se equilibrar usando seu abdômen e a parte inferior do corpo.

É uma maneira eficaz de treinar a parte superior do corpo também, pois você precisará da força do braço para remar na água.

Seus ombros e músculos das costas se fortalecerão graças a esse movimento de remo, exercitando sua metade superior tanto quanto sua metade inferior.

2 – É ótimo para saúde mental e coordenação

Esta é uma atividade que requer muita coordenação, por isso é um ótimo treino para o seu cérebro também.

A estimulação mental criará, de fato, novas células cerebrais e desenvolverá os elos entre as que já existem, ajudando-o a pensar com mais clareza e a trabalhar de forma mais eficiente e relaxado depois de voltar para a superfície.

Além disso, exercitar-se ao ar livre fornecerá bastante oxigênio, o que ajuda a impulsionar a circulação e a regeneração celular.

Onde mais você pode encontrar uma atividade que trabalhe todos os músculos do seu corpo – de uma forma que comece a mostrar resultados rapidamente – e também melhore a sua saúde mental e física ao mesmo tempo?!

Aventuras sozinho e tempo gasto na natureza, são dois dos maiores benefícios do SUP (stand up paddle).

3 – Experiência ao ar livre

Contanto que você tenha acesso a um lugar com água, você pode praticar o SUP (stand up paddle).

Se você mora longe do litoral, procure um lago ou um rio tranquilo. Se você mora perto da costa, vá para o mar.

Independentemente de onde você tenta ficar de pé remando, a natureza que o cercará será espetacular.

Se você fizer disso um passatempo regular, notará o ambiente mudando ao seu redor, o que abre os olhos e recompensa por si só.

Uma das melhores coisas do SUP é que você pode levá-lo com você, com pranchas infláveis de fácil transporte ou presas no carro.

Você pode aproveitar a atividade e o exercício em qualquer lugar do Brasil e do mundo.

E em diversos lugares existe aluguel de pranchas e treino de Stand Up Paddle – você pode arrumar uma prancha e se divertir no mar, rio ou lago!

Hoje em dia, as melhores pranchas de stand up paddle infláveis, ​​são tão boas quanto as tradicionais pranchas mais rígidas, e elas se dobram cabendo em uma mochila.

Você pode colocá-la na parte de trás do seu carro para ter certeza de que você tem a sua prancha e remo com você em todos os momentos – até mesmo nas aventuras não planejadas.

4 – O SUP pode crescer com você

A sua primeira aula de stand up paddle mostrará que o SUP é mais difícil do que parece. Porém seu primeiro desafio é permanecer na prancha enquanto você rema.

Depois de dominar a arte, saiba onde mais o esporte pode levá-lo.

stand up paddle  nunca deixará de apresentar novos desafios. Você pode passar a amar tanto o esporte que vai querer competir quanto estiver mais profissional e experiente no SUP.

Se você está feliz em permanecer no seu nível de habilidade atual, então você pode fazer isso sem problemas.

No entanto, se você está constantemente procurando se esforçar e melhorar suas habilidades, remar é o esporte perfeito.

Para pessoas que gostam de variações e mudanças, é ótimo experimentar uma variação do esporte, como SUP Yoga. 

O esporte continuará crescendo com você à medida que sua força e habilidades aumentam.

Existe diversão para todas as pessoas no stand up paddle! Até para as crianças, que o adoram.

5 – Existem variações para atender diferentes gostos

SUP Yoga, uma variação possível que combina o tradicional stand up paddle com outra atividade popular, é apenas um tipo de modalidade de SUP possível.

Cada um vem com um conjunto diferente de desafios, então domine a arte de um ou tente praticar todos que te agradar.

Os fabricantes de pranchas sabem que o SUP (stand up paddle) é ainda mais impressionante com a introdução de outro elemento, de modo que eles começaram a desenvolver pranchas projetadas especificamente para as diferentes modalidades.

Naturalmente, as pranchas de SUP yoga exigem mais estabilidade, então elas geralmente são maiores do que muitas outras pranchas.

Pranchas para Sup Surf precisam cortar as ondas, então você verá alguns tipos ligeiramente diferentes e comprimentos maiores.

Se você decidir adotar uma dessas versões diferentes de práticas do stand up paddle, faça uma pesquisa para encontrar a prancha mais adequada às suas necessidades.

Pegue a prancha errada e sua paixão por stand up paddle vai afundar rapidamente, mas acerte e você vai se perguntar por que você não tentou mais cedo.

6 – É um esporte incrível!

Sabendo tudo sobre o esporte, não há como negar que o SUP (Stand Up Paddle) seja simplesmente incrível.

É divertido, fácil, estimulante e a sensação de realização que virá depois de um dia na água é incomparável.

Há uma abundância de técnicos para ajudar a escolher a prancha certa e começar por aí, então procure um antes de sair para sua primeira aula.

7 – Antidepressivo natural para dormir melhor

A luz do sol é essencial para manter uma atmosfera alegre, descontraída e um sono bom.

O sol melhora os níveis de serotonina, um neurotransmissor que regula nosso bom humor.

Uma exposição suficiente, mantém uma baixa taxa de melatonina durante o dia e atinge seu pico durante a noite.

8 – Com o SUP você irá viajar mais

Tanto no Brasil, como fora do país, existem muitos lugares como praias, litorais, rios e lagos, ótimos e propícios para a prática do SUP.

Viajar até esses lugares diferentes é uma forma de se jogar no mundo.

SUP cruising: você pode desfrutar do esporte e relaxar remando por aí. A Irlanda é provavelmente um dos melhores países para a prática do SUP (lagos / rios / mar / oceano).

Você pode explorar excursões encantadoras e compartilhar o tempo com a fauna marinha, como golfinhos, focas e etc.

SUP racing: o esporte é como correr ou andar de bicicleta. Você pode pegar leve ou buscar um pouco mais de ação. Participe de corridas ou competições, treine para atingir mais velocidade. Ele é um ótimo treino de resistência!

SUP surf: Este esporte é uma alternativa muito boa para pessoas que têm dificuldade ou medo de surfar. Saber remar na água, pode te dar mais segurança e fazer você perder o medo de se arriscar no SUP surf.

Com SUP surf, você ainda pode sair e pegar as ondas e curtir o surf com seus amigos.

SUP fitness/Yoga: Como dito acima, existem inúmeras pessoas que estão experimentando uma nova atividade de fitness para fazer em suas pranchas. Eles estão praticando yoga enquanto remam no SUP.

Nas práticas de competição de SUP, é possível viajar para diversos países e lugares diferentes, rios e lagos para praticar e treinar. Dessa forma, você irá viajar muito mais e conhecer lugares fabulosos.

Além de viajar, é possível fazer muitos amigos, conhecer outras culturas, e também viver novas experiências de vida!

E não necessariamente você precisa competir no esporte para viajar. Se for um entusiasta, é possível querer apenas conhecer novos lugares e viajar para praticar seu Stand Up Paddle.

9 – Mesmo em cidades sem litoral, o SUP será o seu primeiro esporte

Se você mora em uma cidade que não é de litoral, você pode contar com rios e lagos para praticar o esporte.

É uma forma de impulsionar você a buscar lugares em sua própria cidade para conhecer e querer praticar seu SUP.

Se você acha que conhece toda sua cidade, com o Stand Up Paddle é possível descobrir novos horizontes.

Praticar Stand Up Paddle permite que você conheça lugares de outra maneira, e você não precisa se preocupar com trânsito ou multidões. É uma forma de relaxar!

10 – Tentar algo novo tem seus méritos

É possível falar muito mais motivos para começar a praticar SUP, mas se você está procurando um pouco de aventura, ou se você está procurando sair da sua zona de conforto, compre ou alugue uma prancha de Stand Up Paddle, vá até a praia ou lago mais próximo e pratique.  

Uma indústria de design e manufatura cresceu rápido e surgiu em torno deste esporte novo e versátil.

As pranchas estão agora disponíveis em uma enorme variedade de tamanhos, estilos e preços, com pranchas específicas projetadas para a prática em corredeiras, corridas de rios, lagos e oceanos, pesca, passeios de longa distância, ioga e SUP surf.

Equipado apenas com um remador, o Stand Up Paddle oferece um incrível treino cardiovascular e ajuda a aliviar o estresse.

O benefício de saúde mais mencionado deste esporte é a melhoria através do seu precursor, o surf.

Com uma curva de aprendizagem fácil, o SUP é uma excelente opção para melhorar a sua forma física geral, independentemente da sua forma física atual.

Ao praticar o treino de SUP, você entra em harmonia com o esporte e o ambiente, conseguindo se adaptar melhor, e é possível apreciar a beleza da vista local em que estiver treinando.

  • Olhe para baixo, na superfície da água, e você terá uma incrível visão de perto da vida aquática, como peixes lindos em volta da prancha.
  • Olhe para o horizonte, e você se sentirá como um explorador de novas terras, vendo coisas que você nunca poderia ver da superfície.

Com conhecimento das condições e respeito pelas leis e precauções locais, o SUP é uma atividade segura para pessoas de todas as idades, tamanhos e habilidades atléticas.

Stand Up Paddle é um passatempo que toda a família vai gostar.

Um investimento inicial no equipamento renderá muitos anos de prazer, de baixo custo e ao ar livre.

Embora o seu investimento inicial pareça grande, você ficará satisfeito em saber que não há custos contínuos significativos, uma vez que seu kit de prancha e remo é adquirido apenas uma vez – e nunca mais.

Como você pode ver, os motivos para começar a praticar SUP são gigantes.

O esporte é muito agradável e relaxante, e existe diversas maneiras para praticá-lo.

Como escolher sua Prancha de SUP

Como escolher sua Prancha de SUP

Se você é um iniciante, escolheu um ótimo momento para começar.

A seleção de pranchas de SUP nunca esteve melhor.

Embora muitas pranchas sejam projetadas para propósitos específicos, há muitas que abrangem várias atividades.

Uma loja local é o lugar recomendado para escolher a melhor prancha para o seu plano e orçamento, o que também pode ser feito online.

Os atendentes de uma loja física têm paixão por ajudá-lo a escolher o equipamento certo e entender as condições locais de onde você vai praticar.

O sucesso deles depende do seu sucesso.

Como escolher um remo de Stand Up Paddle

Como escolher um remo de Stand Up Paddle

Como um remo de canoa, mas mais comprido, mais leve e com uma curva peculiar, o remo de SUP é o segundo item mais caro de que você precisará.

O primeiro é a prancha.

Se você está comprando seu remo, cuja parte inferior é chamada de pá, de uma loja local, os funcionários da loja irão ajudá-lo a determinar qual o tamanho da pá que precisa ser.

Assim como as pranchas evoluíram, também evoluíram os remos.

A regra geral é que ele precisa estar entre 4 e 7 polegadas mais alto que você.

As pás mais leves são feitas de materiais mais caros, mas valem o investimento extra, já que reduzem bastante a fadiga da mão que ocorre com pás mais pesadas.

Colete salva-vidas – dispositivo de flutuação pessoal para remar com mais segurança

Em alguns municípios, a prática do Stand Up Paddle pode ser classificada como um tipo de embarcação.

Nesse caso, um colete salva-vidas pode ser necessário sempre que você estiver remando em uma água navegável.

O colete é evitado por muitos remadores por incomodar e acharem desnecessário, agora os acessórios de segurança foram adotados por muitas empresas, e os colete salva-vidas são produzidos com cintos mais confortáveis.

  • Projetados especificamente para o SUP, eles são confortáveis, duráveis ​​e atendem aos mais altos padrões.

O melhor conselho é verificar com o salva-vidas do lugar em que estiver praticando, ou guarda costeira, sobre os detalhes de equipamento necessários para remar.  

Leash, cordinha para prancha Stand Up Paddle

Leash, cordinha para prancha Stand Up Paddle

Uma das peças mais importantes do seu equipamento de SUP é a cordinha para os pés, que é o que conecta você à sua prancha.

Para qualquer remador, esse pequeno item pode significar uma diferença de vida ou morte.

No momento em que estiver praticando SUP, se você estiver exausto e longe da costa, a cordinha para os pés manterá sua prancha ao seu alcance se você cair.

Mesmo com a brisa leve, sua prancha sairá do seu alcance em segundos.

SEMPRE use uma corda para a prancha e seus pés. Em ondas, o leash também protege os outros praticantes de serem atingidos pela sua prancha.

Wetsuits (roupa de borracha) são um acessório essencial

Em geral, para praticar esportes no mar e em clima muito ensolarado, você precisará de algum tipo de roupa protetora.

Mais uma vez, é recomendado procurar uma loja para experimentar qual tipo de traje de borracha fica melhor no seu corpo ou ficar atento à tabela de medidas.

Se você nunca experimentou uma roupa de mergulho, ficará surpreso com o quanto ela é flexível, elegante e bem confortável no corpo.

Certifique-se de que o traje que você deseja comprar te dê liberdade suficiente para movimentações de ombro.

Você sabe como se sente quando seus sapatos ou gola de roupas estão muito apertados, não é mesmo?

Maneiras para levar o seu equipamento para a água

Maneiras para levar o seu equipamento para a água

Pense no tamanho da sua prancha e no tamanho de seu carro.

Esses dois itens precisam ser compatíveis para que você possa sempre levar seu equipamento até a água.

Mais dicas

A menos que você tenha a sorte de estar a uma curta distância da água, precisará ter o trabalho de levar todos os equipamentos e sua prancha todas as vezes até a área para treinar.

Carregar ou amarrar sua prancha, com segurança é uma habilidade que levará tempo para aprender.

Você pode se sentir intimidado por esta etapa, mas eventualmente, logo aprenderá a sequência que funciona melhor para você.

Existem fitas de tecido para transportar sua prancha que possuem travas, como também suportes para pranchas nos carros.

Estas são boas ideias se as suas habilidades para amarrar a prancha no carro não forem muito boas.

Transportando e amarrando seu Sup

Transporte do seu Sup

Não tente carregar sua prancha em cima do carro quando estiver distraído ou apressado, você pode acabar colocando ela de forma errada.

Colocando no carro

Sempre que possível tenha alguma ajuda para levantar a prancha até o carro ou para amarrar, para ficar bem seguro e preso.  

Para colocar na parte superior do carro, se você não conseguir alcançar, invista em uma escada dobrável de dois ou mais degraus, suba e ajeite sua prancha no carro.

Existem muitos vídeos do YouTube que podem guiá-lo para guardar sua prancha no carro como um profissional.

Guardando em locais próximos

Se o local for perto de onde você for praticar, você pode carregar sua prancha de stand up paddle debaixo do braço se sentir firmeza ao segurar ou até mesmo carregá-la deitada na cabeça.

Domine ambos os métodos e você pode levar sua prancha facilmente até a beira da praia ou lago.

Fique atento a todos eles, e saiba que o que mais compensa no final de todo trabalho e preocupação, é você estar no mar se divertindo e entendendo os ótimos motivos para começar a praticar SUP.

Entenda como carregar sua prancha de Sup

Se você já viu aquelas fotos de surfistas ou pessoas na praia que carregam a prancha na cabeça, agora você ira aprender a fazer isto da melhor maneira, sem se machucar.

  1. Coloque seu remo no chão.
  2. Coloque sua prancha no chão ao lado do remo, em pé.
  3. Levante o bico da prancha e fique por baixo do bico voltado para a traseira.
  4. Agarrando cada lateral da prancha, coloque as mãos na direção do centro da prancha.
  5. O ponto médio está exatamente onde a alça está.
  6. Coloque o topo de sua cabeça bem no centro e, lentamente, traga a prancha para cima, de modo que a prancha fique em sua cabeça na horizontal em relação ao chão.
  7. Mantenha as duas mãos segurando as laterais, fazendo pequenos ajustes até que a prancha esteja equilibrada.
  8. Uma vez que você sente que sua prancha está equilibrada, agache-se o suficiente, usando uma mão, para agarrar o remo no chão.
  9. Levante o remo até a prancha e leve-os para a água.
  10. Inverta esta sequência para remover a prancha da sua cabeça.

Agora que você está entendendo mais sobre como funciona esse esporte muito divertido e maravilhoso de se praticar, no decorrer do artigo você encontrará mais motivos para começar a praticar SUP.

Como ficar em pé em uma prancha de SUP pela primeira vez

Escolha um dia sem muito vento e tranquilo, e procure uma parte da água com ondas tranquilas ou um lago para ter maior sucesso na sua primeira vez praticando o esporte SUP.

Esteja preparado para cair da sua prancha. Na verdade, é recomendado até que você faça isso de propósito, para que você possa ter uma ideia de como subir da água para sua prancha.  

À medida que você ganha experiência no esporte, você cairá com menos frequência e mais lugares estarão disponíveis para você praticar stand up paddle.

Começando no Stand Up Paddle

  1. – Vá para um lugar em que a água tenha uma profundidade que bata nos seus joelhos.
  2. – Deixe seu remo na superfície de sua prancha, na metade da prancha, mais próximo do bico.
  3. – Olhando para a frente, coloque lentamente um joelho em cada lado da prancha, até que os joelhos estejam sobre a área da prancha.
  4. – Mantenha os joelhos confortavelmente espalhados – cerca de trinta centímetros de distância um do outro. Ajuste até se sentir equilibrado.
  5. – Coloque cada mão sobre o eixo de seu remo, com os dedos bem abertos para ganhar equilíbrio. Suas mãos devem estar diretamente na frente de seus joelhos.
  6. – Pressionando as pontas dos dedos na superfície da prancha, levante um pé e coloque-o exatamente onde estava o seu joelho
  7. – Repita do outro lado e, lentamente, levante-se de um agachamento, trazendo o remo com você enquanto você está de pé. Use o remo como uma vara de equilíbrio como um equilibrista.
  8. – Assim que se sentir confortável, comece a endireitar as costas completamente para cima. Mantenha os olhos no horizonte e os joelhos flexionados.
  9. – Quando você se sentir pronto, use os dedos dos pés para fixar seus pés na posição mais confortável.
  10. – Coloque a pá do remo na água com a parte dobrada voltada para a frente. Uma vez que seu remo esteja na água, você se sentirá mais estável. O remo age como uma terceira perna, dando-lhe mais estabilidade.

Como se movimentar e remar no SUP

  1. Você deve estar de pé na prancha, com os pés afastados na largura dos ombros, joelhos ligeiramente flexionados. Dobre os joelhos, usando as pernas como amortecedores individuais para nivelar qualquer movimento na superfície da água.
  2. Tenha olhos no horizonte, e não em seus pés.
  3. Cabeça e ombros retos, quadris em linha com seus ombros.
  4. Comece a remar! O impulso para frente aumenta sua estabilidade.

Técnicas de remada para Sup (Stand Up Paddle)

  1. – Coloque uma mão no começo do cabo da sua pá e a outra próxima do eixo central. Mantenha os braços retos, e pense nos seus braços e no seu eixo de pás, como um triângulo de lados iguais.
  2. – Lembre-se que a curva do remo deve estar apontando para trás.
  3. – A pá do remo é como uma colher virada para a frente, o movimento vai parecer contra intuitivo até você se acostumar com isso.
  4. – Quando seu tronco estiver totalmente engajado em remar, seus músculos abdominais estarão ajudando a mover. Este é o treino abdominal, mais um motivo para começar a praticar SUP.
  5. – Coloque a pá do remo até que ela esteja totalmente submersa na água. Em seguida, puxe-o para trás, seguindo o contorno da sua prancha, parando na direção de seus pés.
  6. – Levante e repita ou mude de lado. Mantenha seu ritmo, tudo funciona em harmonia.
  7. – 4 ou 5 remadas curtas são mais eficientes que 2 remadas extralongas. Isso ajudará você a manter sua prancha em frente e em linha reta.
  8. – Quando você remar à esquerda, sua mão direita estará no topo. Inverta essas posições quando você mudar de lado, trazendo sua mão superior em todo o seu corpo.
  9. Na prática, você logo irá ficar um profissional no esporte SUP, basta apenas a prática, que leva a perfeição! Leia também, logo abaixo, 10 motivos para começar a praticar SUP.

Movimentos e giros com sua prancha de SUP

  1. Reme apenas no lado direito e sua prancha começará a se mover para a esquerda. Reme apenas à esquerda e você começará a girar para a direita.
  2. Precisa reverter a direção ainda mais rápido? Reme para trás em ambos os lados da prancha.
  3. Para quem pratica o esporte e está em um nível mais intermediário, é possível virar a prancha levantando apenas um pé, colocando-o mais para trás e deslocando seu peso, pressionando o pé traseiro.
  4. Isso levanta o bico um pouco fora da água. Com uma remada rasa, definida e abrangente, a prancha agora girará rapidamente.

Caindo na água praticando Sup. O que fazer e cuidados com a sua segurança

Cair da sua prancha faz parte do Stand Up Paddle.

Uma piada frequente dos praticantes, é que uma vez que você cai, você é um membro oficial da tribo!

Iniciantes geralmente temem cair. Porém fique tranquilo, há pouca chance de se machucar. As dicas a seguir também ajudarão você a cair do SUP com segurança.

  1. Certifique-se de que a água em que você está remando está pelo menos na profundidade do ombro. Isso te garante que não vai bater no fundo quando cair.
  2. Caia ao lado da sua prancha, não na sua prancha.
  3. Evite praticar o esporte muito perto de outros remadores, surfistas, barcos, boias, postes, pontes ou docas. Se você cair em alguém, pode causar ferimentos ou machucados.
  4. Escolha um espaço bem aberto para praticar, o oceano é grande!
  5. Volte para sua prancha e siga em frente. Enquanto estiver deitado em sua prancha, use suas mãos para remar a prancha na direção que quer.
  6. Depois de recuperar suas remadas e estiver pronto, levante-se novamente.

Gostou dos motivos para começar a praticar SUP? Confira nosso site!

Comentário

Comentário

Share

A Paddles é a primeira paddlewear do mercado. Uma marca criada para remadores e apaixonados pelo mar.Visite paddles.com.br e conheça.